» Tecnologia » Software » Como plotar plt

Como plotar plt

Galeria
Como plotar plt

Plotar arquivos .plt não é uma atividade complicada, mais vai exigir de você conhecimentos no software AutoCad e experiência em desenho técnico. O AutoCad é uma software de desenho técnico muito utilizado por engenheiros e arquitetos.
Caso você não domine o software aconselho você primeiro a fazer um curso sobre o assunto, pois a aprendizagem do software não é intuitiva mesmo para pessoas do ramo da informática. Você também pode pedir ajuda para uma pessoa que domine o software para fazer um desenho para você e plotá-lo.
Seguem abaixo passos para você fazer a plottagem do desenho no AutoCad e prepará-lo para impressão. Esses passos seguem as seguintes etapas: Criação das folhas, Criação das viewports, escolha da impressora, definição e geração do arquivo .plt.

Veja a seguir o artigo.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Um desenho pronto no AutoCad que você queira plotar.
  • Uma licença do software AutoCad.
  • Um computador com uma boa memória disponível para rodar o software pois ele é um pouco pesado.
  1. 1

    Antes de tudo você precisa ter instalado o arquivo da impressora, as impressoras mais comuns são Alexplot e CopyFlo. Esses arquivos encontram se disponíveis no site:http://pet.ecv.ufsc.br

  2. 2

    Para a instalação da impressora siga os passos:
    Abra o AutoCad.
    Acesse o menu e . Vai aparecer a janela da imagem.
    Clique em add ou dependendo da versão em configure plotters, e em seguida abrirá uma pasta onde você vai colar o arquivo da impressora que você baixou.

  3. 3

    A outra etapa é passar o desenho que você tem pronto para o layout de impressão.
    Clicando em layout 1 irá aparecer uma janela de impressão, cancele essa janela. Também irá aparecer uma folha com um retângulo branco. Deixe a folha como está.
    Desenhe um retângulo com as dimensões da sua prancha, você escolhe o tamanho do retângulo.
    Em seguida desenhe as margens. Segue um tamanho de prancha para sugestão:
    Dimensões de pranchas:
    A4 = 297x210mmA3 = 420x297mmA2 = 594x420mmA1 = 841x594mmA0 = 1189x841mm







  4. 4

    Agora você pode criar as viewports. Entre em e depois em e crie quantas viewports tiver interesse. Dê um duplo clique dentro da viewport e você poderá editar o desenho e move-lo.
    Para definir a escala utilize os comandos 1000/50xp, se a escala for 1:50 em metros. Caso seja em centímetros será 10/50xp . O valor 50 significa quanto vale cada metro ou centímetro.
    Depois disso é só escolher a impressora e imprimir.

Comentários
blog comments powered by Disqus