» Casa » Jardinagem » Como podar arvores

Como podar arvores

Galeria
Como podar arvores

É um grande prazer passar de carro ou simplesmente caminhar um um local arborizado, principalmente se estiver em uma cidade grande. O clima tem um frescor, um cheio de natureza, sem mencionar o ar puro que parece entrar e limpar os pulmões. São verdadeiros oásis em meio a tantos prédios, poluição e correria.

O mundo pede, mais soluções ecológicas e sustentáveis, e desde o primário escolar se aprende a plantar para colher uma linda e frondosa árvore mais na frente. Para quem reside em casas é mais fácil fazer isso acontecer, e mesmo quem mora nos minúsculos apartamentos contribuem para que se tenha uma na área comum do prédio e algumas alternativas dentro do mesmo.

Entretanto nem tudo são flores, apesar de ter uma belíssima árvore em casa e promovendo ar puro para a vizinhança. Muitos problemas podem ser originados de uma bela árvore, como: raízes que deformam as calçadas, o desenvolvimento que atrapalha a fiação ou até mesmo os pedestres e motoristas.

Então de quem é a responsabilidade da manutenção das árvores que ficam praticamente nas calçadas das ruas? Como a discussão entre vizinhos muitas vezes não tem um final feliz, as prefeituras de cada cidade entram na questão, e é para elas que se deve antes de tudo pedir autorização para fazer qualquer alteração na planta. Com pena de multa, no caso contrário.

Além da autorização da prefeitura é preciso tomar cuidado com a técnica que irá usar, onde vai ser feita a poda, enfim detalhes que garantem a segurança do proprietário e pública, como também não afetar o perfeito desenvolvimento da árvore, de acordo com sua espécie.

Instruções
  1. 1

    Identifique se a árvore é da espécie frutífera ou ornamental. Pois cada espécie tem um determinado ciclo de vida. Aqui será tratado a poda para as árvores ornamentais.

  2. 2

    Identifique qual o tipo de poda que a árvore precisa:

    - Formação: Com o objetivo que a árvore chegue aos 2 metros de altura, é realizado com ela ainda jovem. Verifique quais são os 3 galhos mais fortes, onde sua origem é no tronco principal. Deixe-os e corte os demais;

    - Sanitária: É a poda de manutenção, onde será retirado galhos secos, podres, quebrados ou que não se desenvolveram. Lembrando que os três galhos mencionados anteriormente irão permanecer. Como também os galhos que se desenvolveram deles, germinados para o exterior, o que ajudará bastante no processo de fotossíntese;

    - Incentivadora: Para estimular a floração e frutificação, será selecionado as gemas (olhos) com floração promissora, quando a árvore tiver com uma formação madura. Retire os brotos menos fortes, para que a planta se concentre nas gemas que foram selecionadas.

  3. 3

    Verifique qual é o período ideal para poda de acordo com a espécie da árvore. Mas em sua maioria, no final do inverno estão com reservas de alimentos em maior quantidade. Assim nessa época é melhor para poda, antes da brotação.

  4. 4

    A árvore é um ser completo e, por isso tudo o que fizer pode interferir diretamente em seu desenvolvimento, mesmo que sua ação seja só nas folhagens. Assim, não faça a poda em mais que 30% de seu volume total.

  5. 5

    A escolha das ferramentas é de extrema importância. Existe uma para cada tipo de corte (tesoura de mão, tesoura de maior alcance, serrotes, serrote em arco e motosserra). Como também sempre as tenha afiadas e limpas, para que um corte em uma árvore não prejudique uma próxima árvore.

  6. 6

    Equipamentos de proteção para quem irá executar o trabalho são imprescindíveis: luvas, capacetes, óculos protetor, escada, cordas, enfim tudo pode ser facilmente encontrado em lojas especializadas.

Comentários
blog comments powered by Disqus