» Dinheiro » Negócios » Como podemos economizar água

Como podemos economizar água

Galeria
Como podemos economizar água

A água é um dos bens naturais mais preciosos da natureza. No entanto, o fato de o tomarmos por garantido, faz com que desperdicemos cada vez mais água, colocando assim em risco um futuro sustentável para os nossos filhos e netos.

Os maus hábitos na utilização da água, assim como as más decisões políticas com interesses financeiros obscuros, fazem com que muitos casos de escassez e de seca agravada sejam devidos a causa humana. Por isso, todos nós temos a nossa parte de culpa neste processo, que necessitamos de reverter o mais rapidamente possível, antes que seja tarde demais.

Assim, aprenda aqui algumas dicas de como podemos economizar água na nossa casa, sem muito esforço e com grande eficácia.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Sabia que uma torneira que pinga pode gastar cerca de 46 litros de água em um dia? Por isso, deve evitar todos os vazamentos nas suas canalizações e no próprio vaso sanitário. Se verificar uma fuga de água deve trocar imediatamente o cano danificado. Nos vasos sanitários opte por caixas de descarga em vez de válvulas. Instale ainda em todas as torneiras da sua casa redutores de vazão para diminuir o consumo de água.

  2. 2

    Quando está na ducha, feche sempre a torneira enquanto se está ensaboando. Faça o mesmo enquanto lava as mãos ou os dentes, ou faz a barba, por exemplo. Ao fazer isso evitará o desperdício de vários litros de água.

    Além disso, se conseguir diminuir o seu tempo de banho, nem que seja num minuto, contribuirá para economizar vários litros de água ao longo do ano.

  3. 3

    Para lavar a louça suja, utilize uma bacia e água com sabão. Abra a torneira apenas quando for para enxaguar a louça. Enquanto enxagua a louça sob água corrente, pode deixar os talheres dentro da bacia com água para ir amolecendo a sujeira.

  4. 4

    Quando lava a roupa na sua máquina, deve acumular grandes quantidades de cada vez, para economizar água. Ao lavar com carga completa evitará perdas de água desnecessárias.

  5. 5

    Nunca regue o seu jardim durante mais de 10 minutos. As suas plantas não necessitam de mais água do que isso e a medida poupa vários litros. Regue sempre de manhã ou à noite, para evitar a evaporação da água pelo sol.

    Utilize torneiras com esguicho tipo revolver para economizar mais água. E pode utilizar uma cobertura de palha ou folhas sobre a terra dos canteiros das suas plantas, para diminuir a perda da quantidade de água.

  6. 6

    Lembre-se que a água da chuva também pode ser utilizada. E é gratuita. Recolha-a com recipientes junto às calhas do telhado da sua casa e utilize-a para regar as suas plantas ou lavar a água. Não deixe é a água acumulada durante muito tempo, por causa dos insetos e das doenças.

    E por falar em lavar o carro, utilize um balde com água para o fazer em vez da torneira. Economizará muitos litros de água ao fazê-lo.

Comentários
blog comments powered by Disqus