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Como praticar yoga

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Como praticar yoga

Num mundo corrido e estressante como o nosso, parar para meditar e respirar é realmente um luxo, mas um luxo que vale muito apenas. O yoga é uma prática que surgiu na Índia e, cada vez mais, toma conta do mundo ocidental. Os exercícios promovidos pelo yoga unem respiração e movimentos corporais na busca de um reequilíbrio emocional e físico. Para quem busca entrar em contato com seu eu e relaxar mente e corpo, além de fugir do estresse cotidiano, a prática do yoga é uma boa opção.

Ao contrário da monotonia que é atribuída a ele, o yoga pode ser muito de dinâmico, além de exigir muita concentração, basta escolher a vertente certa para trabalhar. Para esse caso, o ideal seria a vertente pranayama, que seria a junção dos exercícios respiratórios com os chamados ásanas - movimentos corporais.

A seguir estão alguns exercícios que ajudarão a entender melhor a prática e facilitarão a adaptação do iniciante. Vamos praticar yoga!

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Existem vários tipos de yoga. Com certeza você vai encontrar um que combine mais com o seu estilo de vida, bem como com o tipo de resultado que você espera atingir.

    O mais comum no ocidente é o hatha yoga. É o tipo que exige mais do corpo e é menos teórico, ou seja, não se dedica a questões filosóficas, o foco mesmo é a melhora do corpo. Essa prática garante condicionamento físico, força e flexibilidade. Como todas as outras, termina com um alongamento.

    Sendo uma derivação do hatha yoga, o ashtanga yoga também é uma sucessão de exercícios voltados para o aprimoramento do corpo. Uma sucessão de seis exercícios, na verdade, que vão sendo aprendidos progressivamente e exigindo cada vez mais força e condicionamento físico. É a aula ideal para quem gosta de suar a camisa, literalmente. Nessa prática, o suor simboliza a purificação do corpo.

    O iyengar yoga é ideal para quem possui problemas motores ou má postura. Os exercícios são mais baseados nas posturas do que nas repetições. O objetivo é alinhar o corpo, despertando-se, assim, experiências desconhecidas.


  2. 2

    No yoga se trabalha muito a respiração. O primeiro exercício para um iniciante é tapar a narina esquerda e inspirar profundamente com a direita e expirar, com a narina direita tapada, pela esquerda. Em seguida, repita o processo começando pela narina direita.

  3. 3

    O horário ideal para se praticar yoga é duas horas antes do sol nascer. Além disso, tome um bom banho de água antes da prática, esteja com o estômago vazio e num lugar arejado e silencioso.

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