» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como Preencher Declaração de Imposto de Renda

Como Preencher Declaração de Imposto de Renda

Galeria
Como Preencher Declaração de Imposto de Renda

Surgem muitas dúvidas na hora de fazer a Declaração do Imposto de renda, para que você não fique perdido na hora de preencher a sua, aqui você vai aprender o passo a passo de como fazer e evitar problemas futuros com a receita federal.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O primeiro passo é entender quem realmente precisa declarar. É obrigatório fazer a Declaração de Imposto de Renda toda pessoa física que more no Brasil e que tenha tido rendimento tributáveis acima de vinte e três mil reais durante o ano que passou. Nesse valor estão inclusos recebimento de aluguel, aposentadoria, salário CLT, entre outros. Também são obrigados a declarar aqueles que receberam rendimentos não tributários acima de quarenta mil reais, realizaram qualquer tipo de operação na Bolsa de Valores e tiveram, no ano em questão, imóveis que totalizaram valor maior que trezentos mil reais.

  2. 2

    Existem dois modelos de declaração. Na mais simples, o contribuinte estará abrindo mão das deduções em troca de desconto correspondente a vinte por cento dos rendimentos tributáveis que constam na declaração, com limite de treze mil reais. No modelo completo, a pessoa pode colocar todas as deduções sem limite, tais como previdência, saúde e educação.

  3. 3

    É preciso estar sempre atento aos prazos de envio de Declaração de Imposto de Renda, pois se você perder o prazo pode ter que pagar uma multa mesmo que não esteja devendo impostos.

  4. 4

    A preparação da Declaração do Imposto de Renda começa bem antes do prazo estimado, você deve guardar todos os comprovantes e recibos que envolvam transições financeiras durante o ano.

  5. 5

    Para declarar renda, você precisa reunir todos os documentos que envolvam transações financeiras: cópia da declaração do ano anterior, holerites ou outro documento que comprove o recebimento de salário, recibos de gastos que envolvam saúde, no caso de ser recebedor de beneficio previdenciário precisa apresentar os comprovantes, extratos bancários, comprovantes de gastos com mensalidade escolar, comprovante de pagamento de contribuição a previdência, recibo de aluguel tanto de pagamento quanto de recebimento, documento dos dependentes menores de dezoito anos, documentos de compra ou venda de imóveis ou automóveis e documentos referente a recebimento de herança.

  6. 6

    Com os documentos em mãos, acesse o site Receita Federal. Lá estará disponível para baixar o programa do IRPF e o Receitanet. Eles serão responsáveis pelo envio dos documentos online, por isso é importante preencher tudo com atenção e seguir as orientações do site. Outra opção é apresentar os documentos e formulários preenchidos nas agências da Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil.

Comentários
blog comments powered by Disqus