» Dinheiro » Finanças Pessoais » Como preencher imposto de renda

Como preencher imposto de renda

Galeria
Como preencher imposto de renda

Está tendo dificuldade para preencher seu imposto de renda? Então fique atento a essas dicas e não fique sem entregar sua declaração.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Primeira coisa que você precisa fazer é colocar em sua cabeça, que isso é uma obrigação sua. Segundo detalhe a ser somado é que não tem como escapar, por isso que você precisa organizar-se na melhor forma possível para se prevenir de erros na última hora que for preencher o imposto de renda. Comece analisando o prazo de entrega para que você possa evitar pagar multas, caso entregue o imposto atrasado. Todo ano você deve se preparar pelo menos dez ou quinze dias antes da entrega. Evite deixar para ultima hora, pois é nessa hora que acontecem as falhas e os computadores da Receita Federal estarão indisponíveis pelo excesso de pessoas declarando o imposto de renda.

    Para os contribuintes que irão entregar a declaração, é necessário que eles comecem a organizar os documentos e as informações necessárias. Para saber quanto você já investiu e quanto já pagou desses impostos, é necessários que os comprovantes sejam guardados. Os comprovantes mandados pelos bancos ou por empregados que faz pagamentos, é através deles que você saberá o valor consumido. É importante saber caso não saiba, que os salários ou os outros rendimentos pagos terão que pagar o imposto direto na fonte. Se esse dinheiro não for contribuído de forma única, ele será descontado na hora que estiverem calculando o seu imposto de renda.

  2. 2

    Mais agora se a sua intenção é declarar o imposto pelo formulário completo e necessita descontar suas despesas médicas e com a educação, será necessário arquivar todos os recibos das despesas feitas. Evite escolher a opção de Declaração de Ajuste Anual Simplificada, pois não é o melhor a se fazer, só por que é de fácil preenchimento.

    Essas despesas estão restritas a um limite máximo, como por exemplo, as despesas de educação. Já as despesas médicas não possuem limites, só é preciso ter todos os comprovantes em mãos, para calcular o quanto foi gasto. Deixar para última hora é o caso de muitas pessoas, é necessário que você evite fazer isso. Mesmo com problemas no dia-a-dia, faça o possível para declarar seu imposto antecipadamente. Pois o imposto de renda é uma tarefa que precisa de tempo para se organizar e também precisa se concentrar.

    E as minhas duvidas?
    Podem ser tiradas através de um programa. Baixe esse programa, escolha o tipo de formulário principalmente aquele que podem-lhe dar maiores resultados. Depois disso faça arquivos desses documentos e guarde em uma pasta. Procure observar todos os assuntos com calma e fiscalize se suas contas estão todas corretas. Quando for entregar a declaração, o ideal seria você imprimir uma cópia e examine se todos os dados estão certos.

  3. 3

    Caso não queira fazer nada disso, e deseje chamar um contador, será necessário entregar todos os seus documentos para que ele faça tudo sem pressa. Não deixe que ele faça a sua declaração na última hora, pois esses profissionais recebem centenas de declarações para fazerem e entregar na data estabelecida. Faça o mesmo, estabeleça uma data e se possível pressione esse contador. E lembre-se: Qualquer falha a sua declaração do Imposto de Renda pode cair na famosa malha fina.

Comentários
blog comments powered by Disqus