» Dinheiro » Negócios » Como Preencher Livro Caixa

Como Preencher Livro Caixa

Galeria
Como Preencher Livro Caixa

Todo negócio de sucesso e bem planejado precisa de um livro caixa, pois ele representa um fator fundamental para as operações de negocio. É no livro-caixa que você documenta todas as transações financeiras e de negócios ocorridas no decorrer do mês. Pode parecer besteira, mas esses relatórios irão te ajudar a controlar o seu negócio tanto a curto prazo quanto a longo prazo, é com base nesses relatórios que você saberá o ponto de partida operacional, além de evidenciar quais são os pontos frágeis do seu negócio e o que precisa mudar.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O primeiro passo é ter em mente que independente de você gostar de matemática ou não, o livro caixa é um bem necessário. Para mantê-lo em ordem você vai precisa de muita disciplina e dedicação. Sempre que fizer uma transação lembre-se de registrar, se deixar acumular por muito tempo há chances de fazer o relatório de maneira errada, confundir datas e etc.

  2. 2

    Você deve separar as anotações por categorias, a primeira coisa é separar o que foi recebido e os gastos que teve.Você pode deixar duas páginas ou duas fichas para anotar isso, sendo uma para todo o dinheiro que sai e outra para o que entre. Fazer isso facilita muito na hora de fazer a declaração dos impostos.

  3. 3

    Além de livro caixa, você deve manter duas pastas: uma para guardar as notas fiscais daquilo que comprou e outra para guardar a cópia das notas que emitiu no decorrer do mês. O ideal é ter duas pastas para cada mês no ano, assim evita fazer confusão.

  4. 4

    No livro caixa você deve marcar as informações com detalhes sobre as vendas que fez, anote a quantidade, a data, o nome do cliente, a fonte e um número de referência para que seja possível associar a fonte referida.

  5. 5

    Na página de pagamentos você deve proceder da mesma maneira, anote o nome da empresa ou pessoa para qual fez o pagamento, o número do recibo, a quantia e a data da realização da transação. Se quiser manter ainda mais detalhado você pode fazer uma descrição simples do item pago. Também pode deixar um espaço para explicar o porque de tal aquisição ser importante para o seu negócio. Para no final do mês você saber com que gastou mais você pode categorizar, por exemplo: gastos com escritório, gastos com comida, gastos com funcionários, gasto que energia elétrica e etc.

  6. 6

    Ao final de cada mês faça a soma daquilo que foi ganho e do que gastou. Isso te dará uma noção de como anda o seu negócio.

Comentários
blog comments powered by Disqus