» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como preencher nota fiscal

Como preencher nota fiscal

Galeria
Como preencher nota fiscal

Muitas empresas e até mesmo contabilistas e administradores ficam na dúvida sobre como emitir ou preencher uma nota fiscal. Atualmente a nota fiscal comum está saindo do mercado e dando lugar a nota fiscal eletrônica. A nota fiscal eletrônica é um documento digital que é assinado eletronicamente e reconhecido pela Secretaria da Fazenda. É essa assinatura que comprova que foi sua empresa que emitiu a nota e não qualquer outra.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para poder assinar um documento digitalmente a empresa precisa ter o certificado digital. Esse documento é emitido junto á Autoridade Certificadora que foi habilitada pela Infra-Estrutura de Chaves Públicas do Brasil. Nesse documento constarão a matiz da empresa e o CNPJ.

  2. 2

    Existem dois tipos de nota fiscal eletrônica: e- CNPJ e NF-e. A diferença entre os dois tipos é que o Certificado NF-e pode ser feito por um funcionário da empresa enquanto o e-CNPJ só aceita que um responsável legal da empresa faça isso.

  3. 3

    O modelo de certificação A1 tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por três anos. Esse certificado pode ser solicitado na Caixa Econômica Federal mediante o pagamento de uma taxa ou através do site www.certificado.caixa.gov.br. O responsável pela emprese deve apresentar um comprovante de endereço, RG, CPF, CNPJ e uma cópia do Contrato Social.

  4. 4

    O próximo passo é se cadastrar na Secretaria da Fazenda e emitir o SEFAZ, basta procurar esse órgão público com toda a documentação da sua empresa.

  5. 5

    Com toda a documentação correta você deve acessar o site do SEFAZ. Clique em “nota fiscal avulsa” e depois em “emitir nota fiscal”. Agora você deverá escolher o tipo de tributação, é importante escolher corretamente para evitar problemas futuros. Escolha o código fiscal de operações e serviços.

  6. 6

    Irá aparecer uma tela para que você coloque os dados da empresa tais como CNPJ, Razão Social entre outros. Preencha tudo corretamente e com atenção. Clique em confirmar.

  7. 7

    Agora você irá colocar as informações do produto. É importante não deixar nenhuma aba em branco. Clique na opção “inserir”.

  8. 8

    Aparecerá uma tela para inserir os dados do transportador, você precisa informar o CNPJ ou CPF da pessoa responsável pelo produto. Também deverá colocar quem pagará o frete, se será a empresa ou o comprador. Clique em “salvar”

  9. 9

    Irá aparecer a opção de imprimir o Dar que é referente aos impostos. Imprima e faça o pagamento no banco. Depois de cerca de uma hora do pagamento feito a nota fiscal estará disponível.

Comentários
blog comments powered by Disqus