» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como preencher um cheque corretamente

Como preencher um cheque corretamente

Galeria
Como preencher um cheque corretamente

Preencher um cheque é uma tarefa simples e que pode ser feita em instantes. Mas para que o preenchimento errado não aconteça resultando em prejuízo e problemas futuros, devem-se observar alguns cuidados e atenção com os campos de preenchimento. Existem pessoas que estão só esperando um vacilo para tirarem proveito da situação e esses cuidados vão evitar que estelionatários tomem proveito.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A primeira coisa que vai ser preenchida é o valor que será pago pelo cheque. No campo acima no lado direito do cheque, onde têm o símbolo de reais vai ser preenchido com números. Comece sempre fazendo um pequeno jogo da velha para que não seja possível inserir mais nenhum número posteriormente.

  2. 2

    Procure colocar o número depois do jogo da velha, bem rente sem deixar nenhum espaço. Por exemplo, #230,00#. Note que é impossível inserir mais um número. Caso deixe espaço como, por exemplo, # 230,00 #., poderá sofrer adulteração ficando, #1.230,00#, note o tamanho do prejuízo por causa de um simples descuido.

  3. 3

    No campo abaixo onde vai estar escrita pague por este cheque a quantia de, deverá ser tomado os mesmos cuidados que anteriormente. Comece preenchendo exatamente depois de acabar a letra de. Por exemplo, pague por este cheque a quantia de duzentos e trinta reais. Se a pessoa começar deixando um espaço o valor poderá ser modificado para mil duzentos e trinta reais como no exemplo acima. Pode-se fazer o jogo da velha também no começo e no final do valor.

  4. 4

    Nesse campo também se devem observar que o valor a ser preenchido tem que ser exatamente igual ao valor preenchido no primeiro campo, colocando também os centavos se assim houver. Por exemplo, se o valor for de #230,45# ele deverá ser escrito por extenso #duzentos e trinta reais e quarenta e cinco centavos#. Também poderá começar e terminar com entre parênteses. (duzentos e trinta reais e quarenta e cinco centavos). Após escrever os números por extenso coloque novamente o sinal do jogo da velha e faça riscos ou pontinhos e termine novamente com o jogo da velha.

  5. 5

    Mais abaixo poderá especificar a quem deverá pagar o cheque. Vai ter o campo a, fulano de tal, ou seja, o nome da pessoa que está autorizada a descontar o cheque ou a sua ordem. O próximo passo é colocar o nome da cidade de onde a pessoa tem a conta no banco e a data, colocando o dia do preenchimento do cheque o mês e o ano. No local onde está o seu nome assine dando uma rubrica e se não estiver seu nome inserido escreva-o legivelmente também. Deverá constar também o número do CPF ou CNPJ da pessoa ou empresa.

Dicas e AVISOS
  • Não escreva na parte de baixo do cheque, este local é usado pelo banco. Se for pré-datado coloque abaixo da data e ano e cidade, para o dia tal do mês tal e ano tal.
Comentários
blog comments powered by Disqus