» Casa » Como preencher um recibo comercial: saiba fazer

Como preencher um recibo comercial: saiba fazer

Galeria
Como preencher um recibo comercial: saiba fazer

Não é muito recomendado confiar só em palavras, mesmo que seja amigo ou parente, isto é claro, em casos de negócios. Para um negócio ser bem feito, é preciso ter um papel, seja para fazer um contrato ou mesmo um recibo.
O recibo é um documento muito importante para a parte que está quitando uma divida, com ele em mãos, a pessoa poderá comprovar que quitou o seu débito.
Há casos onde a pessoa paga um valor, mas não exige um recibo, com isso, gente de má fé poderá reclamar na justiça que a pessoa ainda não pagou o valor. Daí a importância de ter um papel na mão documentando que o valor foi recebido pela pessoa.




Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O recibo, de preferência, deve conter duas vias, uma para quem pagou e a outra para quem recebeu o dinheiro, para que ela possa usar em seu controle.
    No corpo de uma nota de recibo, é necessário preencher os seguintes campos: CPF, RG ou CNPJ de quem está pagando e recebendo; Endereço de ambas as partes; Nome da pessoa que irá receber o dinheiro; Nome da pessoa que irá pagar; Data do pagamento; Descrição do serviço ou produto do qual se originou a dívida, bem como a data em que foi feita a transação; Caso o recebido seja de parcela, é necessário constar o número da parcela e quantas faltam para o termino do pagamento completo; Nome da cidade onde ocorreu o pagamento.
    Por fim, é preciso uma assinatura ou carimbo da pessoa que recebeu o dinheiro, (sem esta assinatura, o recibo não tem valor jurídico).

  2. 2

    Uma boa dica para preencher o recibo é utilizar todos os campos disponíveis. Ou seja, colocar o máximo de informações possíveis, para caso haja algum erro, ele ser usado como um documento de prova em uma pendência jurídica.
    Ao preencher o valor, coloque # antes e ao término, por exemplo: #15,25#. Isto é necessário para impedir que a pessoa que pagou, modifique o valor.
    Caso o pagamento esteja sendo feito em cheque, é bom colocar o número do banco, da conta e o número do cheque.

  3. 3

    Recibo tanto pode ser fornecido pela parte que paga, quanto pela que recebeu. Quando você compra algo do seu vizinho, e este venha depois receber, é claro que ele não vai trazer um recibo, neste caso quem vai pagar é quem deve preencher o recibo.
    Agora, se você for comprar algo em uma mercearia ou em qualquer loja, você pode exigir o recibo do estabelecimento para comprovar que você pagou pelo produto. Este recibo também terá valor legal para dizer que você é dono do produto.

Dicas e AVISOS
  • Blocos de recibos podem ser adquiridos em qualquer papelaria. Não são caros e você pode escolher modelos com canhoto ou carbonizado.
  • Lembre-se: quem paga é quem deve preencher para que a outra pessoa assine. Quem pagou deve ficar com o recibo.
Comentários
blog comments powered by Disqus