» Alimentos » Receitas » Como preparar batata salsa

Como preparar batata salsa

Galeria
Como preparar batata salsa

A batata salsa que também pode ser denominada por mandioquinha, ou batata baroa, sendo a sua denominação científica, Arracacia xanthorrhiza, é um alimento considerado como um tubérculo que é tipicamente originário do sul da América, de países como a Colômbia, a Venezuela, o Peru, o Equador e a Bolívia, sendo que faz parte da cultura destes países. Um dos países onde este alimento também é cultivado é no Brasil, mas não existem dados concretos sobre o modo como apareceu. O que passou a ser muito utilizado na culinária brasileira, mas tem denominações diferentes nas várias regiões do Brasil, como por exemplo, mandioquinha-salsa, batata-baroa, batata-salsa, batata-fiuza, batata-aipo, cenoura-amarela, entre outras.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A batata salsa apresenta uma coloração amarela, é comprida e gordinha o que a torna muito parecida à cenoura e apresenta como vantagens, a rapidez com que é cozinhada e ser fato de ser muito deliciosa. Esta batata é muito recomendada para a alimentação, pois apresenta na sua constituição várias vitaminas, entre as quais são de destacar principalmente as do complexo B, também tem a vitamina C e vitamina A. Além das vitaminas também tem na sua constituição alguns minerais como por exemplo, o cálcio, o fósforo, o magnésio e o ferro.
    A batata doce, devido ao seu valor nutricional, é muito utilizada em várias receitas, como por exemplo, para se fazer purê, nas sopas, pode ser um acompanhamento de carnes, peixes, entre outras utilizações. Um dos exemplos de uma das receitas mais utilizadas na culinária do Brasil é a batata salsa frita.

  2. 2

    Ingredientes:
    - Batata salsa;
    - Óleo de cozinha;
    - Queijo parmesão.

  3. 3

    Modo de Preparação:

    Em primeiro lugar tem que preparar as batata salsa, para isso deve descascar as batatas salsa para poder em seguida cortar em fatias, utilizando para isso uma lâmina apropriada para poder cortar de forma a que fiquem muito fininhas e regulares.
    Quando acabar de as preparar, pode colocar o óleo numa frigideira e pôr no fogo, quando o óleo estiver quente deve colocar as batatas previamente preparadas e deixar fritar até atingir o ponto desejado, ou seja, elas ficam prontas quando apresentarem uma cor mais ou menos dourada. Quando achar que já estão fritas, pode desligar o fogo e colocar as batatas em cima de um papel absorvente, para que o óleo possa escorrer na sua totalidade. Quando o óleo estiver todo escorrido pode adicionar o sal e o queijo parmesão na quantidade que desejar.

Comentários
blog comments powered by Disqus