» Alimentos » Receitas » Como preparar café da manhã colonial

Como preparar café da manhã colonial

Galeria
Como preparar café da manhã colonial

O café colonial, tão popular nos hotéis-fazenda e pousadas, nada mais é do que uma versão avantajada do que normalmente compõe a mesa de café da tarde nas regiões colonizadas por alemães. Esse tipo de cardápio mistura receitas tradicionais desses povos à cultura portuguesa, elementos indígenas e, em alguns casos, africanos da culinária.

O segredo para um café da manhã colonial é a diversidade. Então capriche na variedade dos pratos, em porções pequenas para que não haja muitas sobras.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    PÃES -- Café colonial que se preze tem uma grande variedade de pães. Se possível, troque o pão comum da padaria por pães caseiros de milho, mandioca (aipim) ou centeio. As cucas também são indispensáveis: as receitas mais tradicionais são a cuca de farofa e a cuca de queijinho. Para facilitar na hora de servir, já deixe os pães e cucas cortados e dispostos em travessas.

  2. 2

    DOCES-- O doce de textura firme, também conhecido como chimia, é presença obrigatória. Opte pelos de laranja, tangerina (bergamota), maçã ou figo, que são característicos das regiões de colonização germânica. Além das chimias, o doce de leite do tipo caseiro, que é mais claro do que o comum, vai muito bem.

  3. 3

    FRIOS -- Junte a tudo isso o queijo colonial. Sua textura é excelente para combinação que é característica do gosto germânico: a mistura do doce com o salgado. Já ofereça o queijo em fatias finas e evite usá-lo para torradas; o queijo colonial demora muito mais a derreter que o prato ou musarella, por exemplo. Presuntos, apresuntados e salames têm que fazer parte dos frios.

  4. 4

    TORTAS E BOLOS -- Dependendo do número de pessoas que você for servir, escolha uma ou duas tortas de fruta, creme ou chocolate. Além de gostosas, elas ajudam a enfeitar a mesa e passar aquele clima de "café de casa de vovó" que é tão presente no café colonial. Bolos de laranja, mandioca e cenoura são muito bem-vindos, confeitados ou não. Você pode deixar esses bolos inteiros ou já fatiados, mas ainda arrumados no formato da forma.

  5. 5

    BEBIDAS -- O café, aliás, é muito importante, mas não deve ser a única bebida. O ideal é servir um café passado a hora, pelo método tradicional, que ajuda a perfumar o ambiente e despertar o paladar. Ofereça, claro, leite bem quente, mas invista também em iogurtes e sucos de frutas. Como se trata de um café da manhã, o chá não é obrigatório.

Comentários
blog comments powered by Disqus