» Alimentos » Receitas » Como preparar dourado assado

Como preparar dourado assado

Galeria
Como preparar dourado assado

O dourado é um peixe que pode aparecer em outros locais além do mar. O seu habitat natural é em locais de água fria, idealmente em lagos ou até mesmo em grandes aquários, dependendo se tem as condições mínimas. Este tipo de peixes tem usualmente entre 15 a 20cm e muito delgado, possuindo uma coloração vermelho-alaranjada. A sua origem remonta à muitos anos atrás, quando a realeza Chinesa conservava estes peixes em grandes vasos cerâmicos ou em lagos de jardins reais, começando desta forma a reproduzir-se rapidamente.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Ingredientes:
    - Um dourado com cerca de 7 kgs;
    - Quatro limões;
    - Pimenta quanto baste;
    - Um dente de alho;
    - 6 colheres de sopa de sal grosso;
    - 1 litro e meio de vinho branco.

    Ingredientes para o recheio:
    - 750 ml de azeite de oliva;
    - Duas cebolas;
    - Dois pimentões;
    - Dois tomates;
    - 700 gramas de pão d'agua;
    - 10 ovos;
    - Tempero verde quanto baste;
    - Margarina quanto baste;
    - 5 folhas de louro;
    - 1L de leite;
    - Sal quanto baste.

  2. 2

    Modo de preparo:
    Em primeiro lugar deve-se limpara bem o peixe dourado utilizando para isso água morna e corrente para retirar sujidade que ainda tenha. De seguida, faça um corte no dourado que vá de cima abaixo do mesmo. Numa tigela, faça uma mistura com o suco dos quatro limões, sal a gosto, o vinho branco, pimenta e o dente de alho esmagado. Mecha bem todos esses ingredientes e em seguida coloque esse líquido quer por dentro quer por fora do dourado. Se poder faça isto no dia antes de cozinhar para que o peixe possa repousar com este molho durante 1 dia, se não deixe a repousar durante pelo menos 1 hora.
    Durante esse tempo de repouso, deve preparar o recheio. Para isso, devecolocar numa frigideira o azeite de oliva, a cebola bem picada, o louro, os tomates bem picados e os pimentões também picados. Deixe que estes ingredientes refoguem bem para ganhar bastante sabor. Depois, deve tirar a casca do pão e despejar todo o leite em cima do pão, para que seja fácil esmagar o pão. Em seguida, coloque numa panela este pão juntamente com o refogado feito, mexendo muito bem e ir colocando os dez ovos cozidos bem picados e ir juntando a seu gosto o sal e o louro. Quando este preparo estiver, basta colocar o preparo dentro do peixe e cozer a abertura do peixe com linha própria. Depois é só colocar o peixe numa assadeira untada com margarina e colocando os temperos verdes ao lado do peixe. Quando achar que está bem dourado, basta retirar e servir.

Comentários
blog comments powered by Disqus