» Alimentos » Receitas » Como preparar file de merluza

Como preparar file de merluza

Galeria
Como preparar file de merluza

O filé de merluza é um dos peixes mais apreciados para o consumo. Seu sabor suave e sua carne macia são consumidos geralmente na forma de filé e seu preparo pode ser frito, assado ou ao molho. Alcaparras acentuam o sabor desse peixe que pode combinar com manjericão para dar um toque especial. Pode ser servido acompanhado de purê de batatas, arroz branco ou com batatas cozidas e salpicadas de salsinha. O Estado de São Paulo consome 49% desse pescado importado da Argentina.
Existem nove tipos de merluza, mas o mais comum e apreciado no país é do tipo merluza argentina.
Atualmente, cada brasileiro consome 9kg de peixe por ano. O ideal são 12kg por pessoa. No Amazonas, esses consumo é quase nove vezes mais, 35kg ao ano. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que seja consumido peixe ao menos duas vezes por semana para uma alimentação saudável e nutritiva.
O peixe é rico em cálcio, potássio, fósforo e ômega 3 que auxiliam no desempenho cerebral, atenuam o stress e é recomendado principalmente para crianças e adolescentes em crescimento. A dieta alimentar dos idosos também deve conter carne de peixe por diminuir o risco de doenças cardiovasculares e do Mal de Alzheimer, tão comum nessa faixa etária.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Frigideira
  • refratário
  1. 1

    Ingredientes
    -6 filés de merluza
    -suco de 2 limões
    -tempero para peixe
    -2 cebolas
    -4 colheres de alcaparras
    -2 colheres de manteiga
    -pitadas de manjericão

    Modo de preparar
    Misture o tempero pronto para peixe com o suco de limão. Tempere os filés e reserve
    Corte as cebolas em rodelas e reserve.
    Aqueça as duas colheres de manteiga em fogo baixo. Antes de fritar os filés na manteiga, esprema os filés para retirar o excesso de tempero. Coloque os filés de merluza um a um para fritar na manteiga. Deixe ficar dourado dos dois lados. Reserve os filés.
    Depois que tiver fritado os filés, se necessário, coloque mais uma colher de manteiga na mesma frigideira. Aqueça a manteiga em fogo baixo e doure as cebolas. Coloque as alcaparras para dar uma leve aquecida. Arrume os filés de merluza em um refratário e cubra com o molho feito com as cebolas e as alcaparras. Salpique com manjericão. Sirva com arroz branco ou com purê de batatas.

Comentários
blog comments powered by Disqus