» Alimentos » Receitas » Como preparar lagosta cozida

Como preparar lagosta cozida

Galeria
Como preparar lagosta cozida

Lagosta é o um animal marinho, considerado marisco. É considerado um alimento de luxo devido ao seu elevado preço, e que quanto maior for o seu tamanho (chegam a atingir mais de um kg de peso) maior é o seu valor económico.
O habitat deste tipo de animal é em mares inter-tropicais, podendo eles estarem em grandes profundidades ou até mesmo nas rochas costeiras que torna mais fácil a sua capturação. Um modo fácil de os apanhar é em recifes, onde à noite na maré baixa, pescadores lançam uma luz forte no mar para que a lagosta fique imóvel e assim a apanhem. A pesca deste marisco não pode ser feita todo o ano, já que no período de sua reprodução é proibida a pesca.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Ingredientes:
    - Uma lagosta;
    - Água quanto baste;
    - Dois dentes de alho;
    - Sal quanto baste;
    - Mostarda francesa;
    - Vinagre;
    - Margarina quanto baste;
    - Um pouco de pimenta;
    - Sumo de um limão.

  2. 2

    Modo de preparo:
    Antes de mais você tem de lavar muito bem a lagosta, para que consiga retirar toda a areia que ela ainda possa ter. Em seguida, em uma panela deve juntar a lagosta e colocar mais de meia panela de água e juntar sal e vinagre que achar necessário, deixando cozer durante mais ou menos 25 a 30 minutos a meio fogo. Passado esse tempo, retire a lagosta do fogo e deixe ela resfriar.
    Quando tiver mais resfriada, então pode abrir a lagosta ao meio pela zona do lombo, para que se possa retirar uma parte que poderá tornar a refeição algo indigesta, que é uma tripa de cor escura. Tenha cuidado ao fazer a abertura, para que a lagosta não se desfaça toda, se não perde a sua estrutura e parece que não sabe tão bem.
    Numa frigideira, coloque um pouco de margarina a derreter e junte os 2 dentes de alho bem picados, o bocadinho de pimenta e um pouco de mostarda francesa (pode juntar ainda mais ingredientes ao seu gosto). A esse preparado, junte o molho do limão que tiver e pode assim regar o interior da lagosta com esse preparado, tornando a carne do interior da lagosta ainda mais saborosa.
    Em seguida, leve apenas durante alguns minutos ao forno para que a lagosta fique um pouco alourada, mas nada de especial.
    Depois, é só servir podendo juntar à lagosta algo a seu gosto para decorar. Como acompanhamento você pode servir camarão cozido e com um molho para o mesmo. Ficará uma refeição deliciosa!

Comentários
blog comments powered by Disqus