» Alimentos » Receitas » Como preparar lagosta na manteiga

Como preparar lagosta na manteiga

Galeria
Como preparar lagosta na manteiga

Lagosta Real
O preparo desta receita requer atenção e paciência. Não é uma receita fácil por ser sofisticada e utilizada em ocasiões especiais. O trabalho de executá-la vale a pena por que com certeza deixara os convidados fascinados com o paladar.

Instruções
  1. 1

    Ingredientes
    4 Lagostas de 600 gramas cada
    ½ Xícara de azeite
    150 Gramas de manteiga
    1 Garrafa de vinho branco
    ½ Xícara de conhaque
    1 Colher de Cebola ralada
    1 Dente de alho esmagado
    Sal a gosto
    6 Tomates
    1 Colher de chá de massa de tomate
    2 Cubos de caldo de peixe
    2 Xícaras de carne de Siri
    1 Molhe de salsa e cebolinha
    1 Lata de cogumelos
    1 Xicara de creme de leite
    4 Gemas
    6 Claras batidas em neve
    1 Colher de sopa de amido de milho
    Pimenta do reino

  2. 2

    Modo de preparo

    Abra as lagostas e retire a carne com cuidado para não danificar a carcaça. Corte a carne da lagosta em fatias. Em uma panela coloque as 4 colheres de manteiga e ½ xicara de azeite e leve ao fogo médio até ficar bem quente, coloque as fatias de lagosta e deixe fritar um pouco até tomar uma cor avermelhada, tomando cuidado para não despedaçar.
    Retire o azeite e a manteiga da panela e reserve.

  3. 3

    Cubra a lagosta com o vinho branco e o conhaque, deixando ferver até reduzir a metade do líquido. Retire toda a carne da lagosta da panela.
    Junte vinho e ao conhaque que ficou na panela; a cebola ralada, o alho, os tomates sem pele e sementes picados, a massa de tomate, o caldo de peixe, a salsa e a cebolinha. Deixe ferver em fogo brando durante 20 minutos.

  4. 4

    Corte os cogumelos em fatias e leve ao fogo para refogar ligeiramente em uma panela com 1 colher de conhaque, 1 de manteiga. Junte a lagosta, a metade do molho que preparou, o creme de leite e deixe ferver em fogo baixo por alguns minutos.

  5. 5

    Com o resto do molho faça um suflê, acrescentando o amido, as gemas, as claras em neve, a carne de siri, o azeite e a manteiga reservado. Teste se o sal está a gosto e salpique com pimenta do reino.

  6. 6

    Providencie uma forma grande acomode as carcaças da lagosta. Coloque o suflê dentro das carcaças e leve ao forno preaquecido a 180º C para assar. Quando estiver pronto arrume as lagostas em uma travessa grande ou pratos individuais e disponha ao lado a carne da lagosta com o creme e os cogumelos.
    Para acompanhar prepare um arroz com ervas finas, acomodo porções em forminhas untadas levemente enquanto quente. Depois desenforme, decore com folhas de salsa e saboreie com a lagosta e o suflê. Bom apetite.

Comentários
blog comments powered by Disqus