» Alimentos » Receitas » Como preparar merluza ao molho

Como preparar merluza ao molho

Galeria
Como preparar merluza ao molho

Encontrado em abundância no litoral e nos rios brasileiros, o peixe é um alimento muito nutritivo, rico em proteínas, com baixo teor de gordura e fonte de omega 3 que previne contra o stress e a depressão. Nutricionistas recomendam a ingestão de peixe de uma a duas vezes por semana. Esse hábito regular oferece ferro, vitamina A. D e B, cálcio, fósforo,iodo e cobalto.
É muito indicado para crianças e adolescentes, pois auxilia no desenvolvimento escolar e também na dieta dos idosos diminuindo o risco de desenvolvimento do mal de Alzheimer e cansaço mental.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • panela larga com tampa
  • papel toalha
  • Colher de pau
  • escumadeira
  • travessa retangular
  1. 1

    Ingredientes:
    - 6 filés de merluza fresco
    - suco de 1 limão
    - sal a gosto
    - 1 dente de alho amassado
    - 1 pitada de alecrim
    - 4 tomates picados sem pele e sem semente ( de preferência do tipo italiano)
    - 1 cebola média picada
    - 1 colher de azeite de oliva
    - 2 colheres de alcaparras
    - 1 colher de coentro ou salsa picados

    Modo de preparo:
    Passe os filés na água corrente para higienizá-los. Retire o excesso de água. Estenda os filés em uma travessa e tempere-os com o sal a gosto, o dente de alho amassado, a pitada de alecrim e reserve.Tome cuidado para temperar o peixe dos dois lados. Tempere o peixe uma hora antes de fazê-lo para pegar o tempero. Reserve.
    Enquanto isso prepare o molho.
    Coloque o óleo na panela e deixe aquecer levemente. Coloque a cebola picada e deixe dourar. Depois coloque os tomates picados sem pele e sem sementes para não juntar água. Tampe e refoque em fogo baixo.Deixe o tomate desmanchar. Coloque as alcaparras e deixe cozinhar mais um pouco. Acerte o sal. Lembrando que as alcaparras são salgadas.
    Retire o excesso de tempero dos filés de peixe com o papel toalha. Coloque os filés de peixe no molho e tampe. Deixe cozinhar por 5 minutos.Vire os filés com o auxílio de uma escumadeira para não despedaçar. Deixe cozinhar por mais 10 minutos.
    Desligue o fogo e com cuidado e com a escumadeira arrume os filés na travessa e cubra-os com o restante do molho. Salpique com o coentro ou a salsinha picada. Se desejar pode cobrir com fatias de mussarela e levar ao forno para derreter. Serve bem com arroz branco ou purê de batatas. Bom apetite.

Comentários
blog comments powered by Disqus