» Alimentos » Receitas » Como preparar merluza assado no forno

Como preparar merluza assado no forno

Galeria
Como preparar merluza assado no forno

Consumir peixe duas vezes por semana é o ideal para quem quer ter uma alimentação saudável e balanceada segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O peixe é um alimento rico em proteínas de alta qualidade, podendo ser intercalado com carne vermelha ou carne de frango. A carne de peixe tem baixo teor de gordura, em torno de 0,2 a 23,7%, possui cálcio, potássio, sódio, fósforo e ômega 3. Comer peixe auxilia o organismo no combate a doenças cardiovasculares e Mal de Alzheimer. Também beneficia crianças e adolescentes, pois favorece o crescimento e contribui para o desempenho cerebral.
Os brasileiros consomem em média 9kg de peixe por ano por pessoa, o ideal são 12kg por pessoa. No Estado do Amazonas, esse consumo é de 35kg per capita por ano. Campanhas de incentivo ao consumo de peixe são veiculadas continuamente pelo governo federal. Existem 30 espécies de peixes nos rios e no litoral brasileiro.
A merluza é um dos peixes apreciados para o consumo, o sabor suave de sua carne é bastante apreciado. É consumida principalmente como filé que pode ser assado, frito ou ao molho e combina bem com alcaparras. Existem nove tipos de merluza sendo os seguintes tipos: européia, argentina, austral, chilena, peruana, de cola, negra, vermelha e branca. O tipo mais apreciado é a merluza argentina.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • papel alumínio
  • papel manteiga
  • 1 forma retangular
  1. 1

    Ingredientes:
    -4 filés de merluza
    -suco de dois limões
    -sal a gosto
    -alecrim a gosto
    -2 colheres de maionese
    -1 xícara de biscoito água e sal triturado grosseiramente
    -manteiga

    Molho tártaro
    -2 colheres de maionese
    -2 colheres de azeitona
    -Salsinha e cebolinha
    -suco de 1 limão
    -1/2 cebola picada

    Modo de preparar o peixe

    Tempere os filés de merluza com o suco dos dois limões, sal a gosto, alecrim a gosto, as duas colheres de maionese. Reserve por duas horas.
    Retire o excesso do caldo do tempero. E empane no biscoito água e sal triturado os filés de merluza.
    Forre a forma com papel manteiga, unte por cima com a manteiga e arrume os filés de merluza sobre a forma. Se quiser pode colocar um pouquinho de alecrim sobre os filés, mas não muito para não ficar enjoativo. Cubra com papel alumínio e deixe assar por 15 minutos. Retire o papel alumínio de deixe dourar os filés de merluza.
    Sirva com arroz e o molho tártaro.

    Modo de preparar o molho tártaro:
    Deixe os ingredientes bem picadinhos, pode usar o processador de alimentos, misture com a maionese e o suco de limão. Coloque para resfriar.

Comentários
blog comments powered by Disqus