» Alimentos » Como Preparar Arroz Oriental

Como Preparar Arroz Oriental

Galeria
arroz oriental

O arroz oriental ou o japonês, aquele que utiliza para servir com sushi, mais conhecido como shari, é uma das receitas mais procuradas. Afinal, a culinária oriental é admirada em todo o mundo. Aprenda neste artigo a fazer esse tipo de arroz.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • 8 ml de sake culinário
  • 2 xícaras de água
  • 40 g de açúcar refinado
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 xícaras de arroz
  • 80 ml de vinagre de arroz
  1. 1

    Preparando o molho para o arroz branco:

    Em uma panela pequena, junte 80 ml de vinagre de arroz (que pode ser substituído por um tempero pronto para sushi. O 40g de açúcar refinado, aproximadamente 2 colheres de sopa rasas, 8 ml de sake culinário e 4 g (1 colher de chá). Misture tudo em fogo baixo, só o tempo necessário para diluir o açúcar e o sal. E reserve. O molho já está pronto.

    Preparando o arroz:

    Lave bem, pelo menos 3 vezes, ou até retirar toda aquela água branca do arroz para sushi, (2xícaras), escorra bem e deixe descansar por 15 minutos.

  2. 2

    Pegue uma panela com altura suficiente que quando for cozinhar o arroz o vapor possa ser aproveitado.

    Coloque 2 xícaras de arroz e 2 xícaras de água, acenda o fogo, e sem mexer, tape bem a panela para evitar que durante o cozimento o vapor saia Esse processo de tampar a panela é fundamental.

    Quando você notar que o vapor começa a sair pelas arestas da tampa, abaixe a chama do fogo, e deixe cozinhando por cinco minutos. Após esse tempo, desligue o fogo e deixe a panela tapada por mais 15 minutos para o vapor terminar de cozinhar o arroz.

  3. 3

    Despeje o arroz em um recipiente que não seja metálico, pode ser vidro ou outro material.

    Pegue o molho que você reservou e vá colocando aos poucos, mexendo levemente, e fazendo movimentos como se estivesse cortando o arroz, para que o molho seja bem absorvido pelo arroz branco.

    Nesta fase, é muito importante que o arroz preparado esteja ainda quente. O calor ajuda na melhor absorção do molho preparado.

    Esse arroz que você preparou é chamado de shari, ele é utilizado, principalmente, para acompanhar o sushi.

    Este arroz deve ser guardado fora da geladeira por até 3 dias.

Dicas e AVISOS
  • Separe e disponha perto de você, todos os ingredientes e utensílios que irá utilizar no preparo da receita. Isso vai facilitar na hora de seguir os passos e assim você não necessitará interromper o processo para procurar algo.
Comentários
blog comments powered by Disqus