» Alimentos » Receitas » Como preparar peixe cozido simples

Como preparar peixe cozido simples

Galeria
Como preparar peixe cozido simples

O peixe cozido é uma receita tradicional no Brasil e pode ser preparado de diferentes formas. Aqui segue uma receita rápida, sem grandes dificuldades, que pode ser adotada no dia-a-dia.

INGREDIENTES
-1 kg de postas de um peixe de carne tenra;
-4 dentes de alho;
-1 cebola grande picada miúda
-1 tomate grande picado miúdo
-1 pimentão grande picado miúdo
-1 maço de tempero verde (cebolinha e salsinha) picado miúdo
-1 maço de coentro picado miúdo
-1 garrafa de leite de côco
-Azeite de Dendê
-Limão a gosto
-Colorau a gosto
-Sal & Pimenta a gosto
Azeite;
-Pimentões vermelhos e amarelos para decorar.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Modo de preparo:
    Amasse os dentes de alho com sal, formando uma pasta homogênea e tempere as posta de peixe com eles. Coloque também o suco do limão de acordo com seu gosto.

    Se você prefere o sabor do limão bem acentuado no peixe, pode deixar o tempero pronto de véspera, com o peixe na geladeira.

  2. 2

    Numa panela grande e não muito alta, aqueça um fio de azeite. Coloque as postas de peixe já temperadas para dar uma leve fritada, nada muito exagerado. A seguir, coloque todos os temperos cortados por cima.
    ATENÇÃO: não mexa os temperos imediatamente. Despeje o leite de côco sobre eles, tampe a panela e deixe cozinhar. Desse jeito, o sabor do tempero vai penetrar completamente na carne do peixe e criar o sabor tão característico dessa receita.

  3. 3

    Depois de aproximadamente 20 minutos de cozimento, abra a tampa e mexa o cozido, incorporando os temperos cortados ao peixe.. Acrescente o colorau, para dar cor. Acrescente também pimenta e cominho, de acordo com o seu gosto. Cuidado para não caprichar muito na pimenta se você for usar o azeite de dendê.

  4. 4

    No final do cozimento, acrescente 1 colher de café de azeite de dendê. É muito importante não deixar o dendê ferver, para que o cozido não fique com um gosto amargo no fundo.

Comentários
blog comments powered by Disqus