» Alimentos » Receitas » Como preparar peixe ensopado com pirão

Como preparar peixe ensopado com pirão

Galeria
Como preparar peixe ensopado com pirão

Peixe é um dos alimentos mais saudáveis e por isso pode ser consumido todos os dias. O aumento do consumo de peixe ainda é muito pouco em relação à quantidade média por ano que se deveria consumir.
Comer peixe ajuda na produção do colesterol bom e ainda tem propriedades cicatrizantes, mas para isso, é preciso um consumo mínimo de 3 vezes na semana.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Precisará dos seguintes ingredientes:
    -2 Kg de peixe anchova
    - 4 limões
    -sal
    -1 Kg de tomates
    -1 litro
    -½ de água morna
    -2 cebolas
    - ½ xícara (chá) azeite extra virgem
    -2 molhos de cheiro verde (salsa e cebolinha)
    -½ Kg de farinha de mandioca.

    Como fazer: depois de limpo, lave o peixe em água corrente removendo todo o sangue que fica na espinha central, corte em postas, caso tenha comprado inteiro. Esprema 2 limões junte com sal a gosto e tempere o peixe, inclusive as cabeças e deixe numa vasilha tampada a parte.
    Agora prepare o tempero para o ensopado: rale as cebolas e coloque em uma panela média para grande, junte o azeite e deixe a cebola amolecer, depois adicione 1 molho de cheiro verde (já picado) com os tomates (cortados em cubo), ponha o peixe e um litro d’agua morna. Deixe cozinhar por 15 minutos e prove para saber se está bom de sal.
    Retire as postas de peixe e passe para uma travessa funda, na qual irá servir.
    Pegue um coador de alumínio e escorra o caldo em outra panela. A cabeça do peixe coloque em um recipiente para esfriar, em seguida desosse, ou seja; tire as espinhas.
    Como preparar o pirão: com o caldo já peneirado, dissolva a farinha de mandioca (farinha de mesa), antes de levar ao fogo, mexendo para não empelotar e cozinhe o pirão, continue mexendo para que fique homogêneo.
    Com o outro molho de cheiro verde e cebolinha, enfeite o pirão colocando por cima. Corte o limão em 4 partes para servir junto ao peixe.

Dicas e AVISOS
  • Mexa o pirão com uma colher de pau de cabo longo, a temperatura da farinha fica muito elevada e pode causar queimaduras.
Comentários
blog comments powered by Disqus