» Alimentos » Receitas » Como preparar peixe grelhado

Como preparar peixe grelhado

Galeria
Como preparar peixe grelhado

Quando pensamos no significado de alimentação saudável, as primeiras imagens que nos vêem à memória são as de um prato com peixe grelhado, legumes e batatas cozidas. Na verdade não são poucos os nutrientes e benefícios destes alimentos. O peixe, por exemplo, é rico em ómega 3 ( que previne as doenças cardiovasculares e diminui o risco de AVC ), vitaminas e minerais, para além de ser baixo em calorias e gordura. Uma das melhores maneiras de prepará-lo é grelhando-o. Esta técnica consiste em expôr o peixe a um calor seco e de altas temperaturas, acelerando assim o processo de cozedura. Desde a hora da escolha do peixe, passando pelo tempero até ao momento em que o coloca na grelha, existem certos passos a ser levados em conta. Confira neste artigo pequenas dicas e métodos básicos para fazer os seus grelhados perfeitos.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Ingredientes:
    - Peixe à sua escolha;
    - Sal;
    - Azeite;
    - Manteiga;
    - Farinha;
    - Leite:
    - Ervas aromatizantes( coentros, salsa, tomilho, hortelã entre outras ).

  2. 2

    Modo de preparo da maioria dos peixes: Depois de escolhido o peixe, retire as vísceras, escame e corte se necessário. Num prato coloque um pouco de leite e noutro coloque farinha. Passe o peixe por cada um dos pratos e, no fim, por manteiga derretida ou azeite. Isto confere ao seu cozinhado um tom agradavelmente dourado e impede o peixe de ficar seco. Pré- aqueça a grelha e coloque o peixe para grelhar. Deixe cozinhar alguns minutos, vire e espere mais um pouco até estar pronto.

  3. 3

    Modo de preparo de peixes gordos como por exemplo a sardinha, o salmão, o arenque, a sarda e salmonete: Depois de escolhido o peixe, retire as vísceras e escame devidamente. ( Caso seja muito grande, corte-o às postas ). Faça dois golpes transversais no "corpo" do peixe e tempere com sal e as ervas aromáticas. Tenha em atenção que as ervas são pouco resistentes ao calor direto da grelha, daí ser aconselhável introduzi-las o mais possível no seu interior. Numa grelha pré-aquecida, deite um fiozinho de azeite e coloque o peixe. Deixe dourar cerca de 5 a 7 minutos. Vire deixe mais uns minutos. Retire o peixe já grelhado e sirva.

Comentários
blog comments powered by Disqus