» Alimentos » Receitas » Como preparar peixe grelhado na chapa

Como preparar peixe grelhado na chapa

Galeria
Como preparar peixe grelhado na chapa

Cozinhar de forma saudável nem sempre é fácil. Aprenda já em seguida uma alternativa à cozinha de cozidos (que é quase sempre a primeira opção para quem está de regime).
A cozinha na chapa pode ser muito saborosa e se escolher bem o alimento que vai cozinhar na chapa, assim como os ingredientes que utiliza, vai descobrir algo saboroso e muito pouco calórico.
Aprenda já de seguida pequenos truques para cozinhar na chapa.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • chapa
  1. 1

    Ingredientes
    - Peixe (por exemplo Carapau ou salmão)
    - Sal
    - Pimenta branca
    - Azeite
    - Limão
    - Ervas a gosto (sugestão: oregãos)

  2. 2

    O peixe:
    Escolher o peixe ideal par ao efeito pretendido é essencial. Um dos melhores peixes a ser cozinhado na chapa é o salmão e peixes da família do salmão. Ele por si só não necessita de muito tempero, e apenas com sal e oregãos, faz um salmão muito gostoso.
    Se for cozinhar algo do género do carapau ou da sardinha, estes devem ser sempre muito frescos, devem vir limpos (sem as entranhas) e devem manter a pele (sem escamas). Evite usar peixe congelado na confeção de pratos na chapa e nunca use enlatados. O resultado pode ser catastrófico.

  3. 3

    Confeção:
    Comece por limpar a chapa de qualquer resíduo que esta possa conter. Qualquer resíduo poderá potenciar uma situação em que o seu peixe fique grudado e quebre na altura de virar.
    Após a limpeza da chapa, pode a aquecer bastante. Agora é o momento de pegar o seu peixe.
    Lave o peixe e tempere com sal, pimenta e ervas a gosto. Se o peixe for muito gordo, não coloque azeite, caso contrário, pode colocar. O azeite confere ao peixe um efeito crocante ao ser grelhado. Muito gostoso para quem gosta de comer a pele do peixe (algo pouco recomendado a quem está de regime).
    Coloque o peixe na chapa e deixe tostar por 10 minutos. Vire o peixe e repita o processo até este estar completamente cozinhado.
    Quando remover o peixe da chapa, pode temperar o mesmo com um pouco de limão (o sabor fresco confere ao peixe um sabor muito agradável).
    Sirva o seu peixe com batata, cenoura e legumes verdes cozidos ou pode também servir com salada verde (alface, rucula e cebola).
    Após a confeção do prato, passe um pouco de água sobre a chapa enquanto esta ainda estiver quente para remover um pouco da gordura que depois de seca pode tornar-se mais complicada de remover. Não realize este passo se estiver a cozinhar na pedra, visto que a pedra quente em choque com a água fria, vai quebrar.

Comentários
blog comments powered by Disqus