» Alimentos » Receitas » Como preparar peixe grelhado no grill

Como preparar peixe grelhado no grill

Galeria
Como preparar peixe grelhado no grill

O grill é uma das formas mais rápidas e saudáveis de cozinhar peixe. Para preparar, comece por escolher o peixe da sua preferência. Os peixes gordos, como as sardinhas, o atum, o salmão e outros, são benéficos no combate a determinados problemas cardiovasculares e á manutenção das zonas musculares. Por outro lado, os peixes magros, como o bacalhau, o robalo ou linguado, contêm cerca de metade das calorias dos peixes gordos. Todos são excelentes fontes de proteínas e de algumas vitaminas e podem ser grelhados.
Das várias formas disponíveis para grelhar peixe, o grill, eléctrico ou a gás, é talvez a mais prática e fácil forma de preparar grelhados. Se não sabe como fazer peixe no grill, saiba que o principal segredo está na sua temperatura. Quando colocar o peixe no grill, a temperatura deste deve ser tal que o peixe toste quase de imediato, impedindo a saída dos sucos do peixe, pois são eles que lhe dão todo o sabor.
Para grelhar, vai precisar do peixe, do grill, de uma faca, uma espátula, de um pincel (opcional) e de azeite ou manteiga derretida (opcional).

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Peixe, grill, faca, espatula, pincel, azeite ou manteiga derretida
  1. 1

    Antes de grelhar, deve limpar o peixe e golpeá-lo com uma faca ou cortá-lo em postas, sempre que o seu tamanho o justifique.
    Além disso, se estiver a cozinhar um peixe magro, pincele-o com um pouco de azeite (podendo repetir esta operação várias vezes enquanto o peixe estiver no grill).
    Logo que o grill esteja bem quente, coloca-se o peixe a grelhar uma das faces.
    Quando essa face estiver bem tostada, vira-se o peixe com a ajuda da espátula para tostar a outra face.
    O tempo de preparação varia em função do tipo de peixe e do seu tamanho, mas em geral é bastante rápido. O importante é que, depois de cozinhado, o peixe seja imediatamente retirado do grill para ser consumido ou colocado na estufa. Esse cuidado será o suficiente para que o peixe não passe do ponto e fique demasiado seco.

Comentários
blog comments powered by Disqus