» Alimentos » Receitas » Como preparar peixe matrinchã

Como preparar peixe matrinchã

Galeria
Como preparar peixe matrinchã

O matrinchã é um peixe da família dos Characidae, também conhecido como Brycon amazonicus. É um peixe de elevado comprimento já que pode atingir no máximo os 70 cm de comprimento e cerca de 4,5 kd de peso. O matrinchã tem habitualmente uma coloração prateada com a cauda a ser numa tonalidade mais escura. É um peixe que se encontra facilmente em águas doces e é fácil de pescar, já que devido aos seus rápidos ataques são facilmente apanhados pelos anzóis. A sua alimentação é baseada em frutos e flores nas épocas de águas altas e de peixes mais pequenos nas épocas de seca. Ele é habitualmente pescado na época das águas altas e é um delicioso alimento para quem o pesca. Existem muitas formas de o cozinhar, entre elas o matrinchã assada.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Ingredientes:
    - Uma matrinchã com o peso entre o 1,5 e os 2kg;
    - Uma colher de sopa de sal;
    - 100 ml de vinho branco;
    - Um tomate maduro;
    - Uma colher de chá de açafrão;
    - Um maço de coentro;
    - Um Limão;
    - Um dente de alho;
    - Meia cebola;
    - Uma colher de sopa de margarina;
    - Papel alumínio.

  2. 2

    Modo de preparo:
    Em primeiro lugar tem de preparar bem o peixe que vai cozinhar. Deve limpar o peixe muito bem já que por ser um peixe de rio é normal ser bem sujo e também deve escamar o peixe. Faça um corte no peixe desde à cabeça até à cauda. Em seguida, coloque numa tigela um pouco de vinho branco e o suco de um limão e passe esse preparo por todo o exterior do peixe e também pelo seu interior. Em seguida, adicione um pouco de sal também dentro e fora do peixe.
    Em seguida, corte a meia cebola, o alho e o tomate em bocadinhos e junte também o coentro e coloque todo esse preparo dentro do peixe para que depois possa ir ao forno. Quando tiver tudo dentro do peixe, com uma agulha e uma corda feixe bem o peixe para estar pronto a levar ao forno.
    Depois misture um pouco de margarina e açafrão e passe por fora do peixe. Depois, envolva o peixe em papel de alumínio e coloque numa travessa para poder levar ao forno durante mais ou menos 30 minutos.
    Passado esse tempo, retire o papel aluminio e deixe o peixe novamente a assar durante apenas mais 5 minutos para ficar dourado.
    Em seguida é só servir!

Comentários
blog comments powered by Disqus