» Alimentos » Receitas » Como preparar peixe namorado

Como preparar peixe namorado

Galeria
Como preparar peixe namorado

O peixe namorado é um peixe que pertence à família dos Mugiloididaes e que é um peixe de água salgada, muito abundante no mar do norte até ao litoral do Rio de Janeiro. É um peixe que chega a cerca de 1 metro de comprimento e mais de 3 kg, conhecido pela sua boca larga, lábios grossos e grandes olhos e chega a viver durante mais de 30 anos e como tem uma maturidade sexual alta, é um peixe que convém não ser pescado quando muito jovem. É um peixe que habitualmente é muito procurado devido ao rico sabor da sua carne.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Ingredientes:
    - Um namorado com pelo menos 2 kg;
    - Duas cebolas;
    - Dois dentes de alho;
    - Três folhas de louro;
    - 1 raminho pequeno de salsa;
    - Uma colher de sopa de cebolinha verde;
    - Azeite quanto baste;
    - Dois tomates pelados;
    - Uma malagueta fresca;
    - Sal quanto baste;
    - Pimenta quanto baste;
    - 100 ml de vinho branco;
    - Farinha de mandioca quanto baste.

  2. 2

    Modo de preparo:
    Em primeiro lugar a gente deve limpar muito bem o peixe e dividi-lo em seis postas do mesmo tamanho, guardando sempre a cabeça do namorado e as outras partes do peixe para fazer o tempero do molho.
    De seguida, numa panela deve colocar um pouco de azeite as duas cebolas bem picadas e coloque no fogo para refogar. Deixe um pouco e vá picando o alho, adicionando-o bem como o tomate pelado. Com os restos do peixe tal como a cabeça, junte também na panela para que fique um ótimo gosto o molho. Deixe durante cerca de 5 minutos e aí adicione as folhas do louro e encha o resto da panela com água morna. Coloque em fogo brando e deixe estar durante 30 minutos. Após esse tempo, retire os restos do peixe e deixe ficar o preparado na panela, juntando apenas um pouco de sal, pimenta e a malagueta bem picada e sem sementes.
    Depois, tempere o peixe usando para isso um pouco de sal, pimenta e vinho branco e cozinhe-as no molho que preparou durante alguns minutos. Quando estiverem feitas, retire as postas na panela colocando-as numa travessa e gastando metade do molho a cobrir as postas.
    De seguida, leve a travessa ao forno e quando estiver bem quente deve polvilhar todo o preparo com farinha de mandioca, misturando tudo muito bem para que não fique embolado, deixando cozinhar por uns minutos.
    Depois, adicione salsa picada e cebolinha picada apenas para decorar e sirva assim, colocando numa travessa o resto do molho para colocar por cima das postas em cada prato.

Comentários
blog comments powered by Disqus