» Alimentos » Receitas » Como preparar peixe olho de cão

Como preparar peixe olho de cão

Galeria
Como preparar peixe olho de cão

O peixe olho-de-cão é como o próprio nome indica uma espécie de animal marítimo, da família dos priacantídeos que pode ser encontrado nas águas tropicais e sub-tropicais do oceano Atlântico, ao longo da costa Brasileira. Estes peixes têm um comprimento aproximado de30 a 40 cm de comprimento, e são caraterizados pelos seus enormes olhos que são por vezes maior que o focinho, boca larga e um corpo de tonalidade avermelhada. O seu preço no mercado é elevado devido a ser um peixe difícil de pescar visto que se encontra a profundidades entre os 10 a mais de 200 metros, e também por ser muito saboroso.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Ingredientes:
    - Um Peixe Olho-de-Cão que tenha mais ou menos 1,5 kg;
    - Um kg de sal marinho grosso;
    - Coentro quanto baste;
    - Dois dentes de alho quanto baste;
    - Pimenta quanto baste;
    - Margarina quanto baste;
    - Um ramo de endro;
    - Três limões.

  2. 2

    Modo de preparo:
    Em primeiro lugar você deve limpar o peixe, apesar deste peixe não ser dos mais fáceis para o fazer. Então, primeiro deve lavar com água corrente e meia morna o peixe para retirar todas as areias que ainda possa ter. Depois, deve fazer um rasgo que vá desde a cauda até à cabeça, retirando as nadadeiras mas mantendo as escamas e a cabeça do peixe.
    Numa tigela deve temperar o que irá colocar dentro do peixe, colocando para isso numa tigela o suco de três limões, sal, os dois dentes de alho bem esmagados, pimenta e em seguida deve colocar no espaço abdominal este mistura para que o peixe ganhe ainda mais sabor. Depois, deve também colocar junto às guelrras, os ramos de endro e de coentro.
    Coloque a assadeira coberta com margarina e por cima da margarina coloque o papel de alumínio. Por cima do papel de alumínio deve colocar sal que cubra todo o papel e depois por cima do sal coloque o peixe com os ramos de endro e coentro ao lado, como dito acima. De seguida, em cima do peixe deve despejar o resto do sal para que ele fique todo coberto à exceção da cabeça.
    Por fim é apenas necessário colocar a travessa no forno durante mais ou menos 30 minutos. Quando achar que está bom, deixe esfriar durante alguns minutos para depois poder retirar a totalidade da crosta superior. Esta quantidade grande de sal não faz com que o peixe fica salgado, mas sim torna a carne mais saborosa e não seca.

Comentários
blog comments powered by Disqus