» Família » Bem-Estar da Família » Como preparar remédio caseiro para dor de cabeça

Como preparar remédio caseiro para dor de cabeça

Galeria
Como preparar remédio caseiro para dor de cabeça

Quem nunca teve dor de cabeça ou enxaqueca? Essas dores são muito incômodas, e muito comuns.
As dores podem ser provocadas por vários motivos: nervosismo, stress, má postura, tensão pré-menstrual, resfriados, sinusites, muito tempo sem comer ou beber água, ansiedade, entre outros.
Muitas pessoas recorrem ao uso de remédios caseiros para aliviar a dor e assim evitar o uso de analgésicos. Algumas dessa receitas caseiras são muito eficazes, porém todo cuidado é pouco ao fazer uso de qualquer medicamento para dor de cabeça. Se a pessoa tiver dores de cabeça freqüentes e intensas a recomendação é que procure um médico para investigar a causa através de exames, para que este possa prescrever o medicamento correto.
Mas se nesse momento você está com uma dorzinha de cabeça chata ou apenas deseja saber uma forma rápida de tratar da dor de forma temporária, nesse artigo vamos lhe dar algumas dicas de remédios caseiros, de acordo com sites e livros de remédios naturais.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Existem hoje vários tipos de receitas caseiras para dor de cabeça, para você fazer alguma delas, seria importante conhecer a causa.
    Você precisa saber, ou pelo menos ter idéia, se a dor foi causada por tensão pré-menstrual, ou por problemas digestivos, ou ainda por cansaço ou stress.
    Vamos lhe dar dicas para cada caso.

  2. 2

    Se a sua dor de cabeça for causada por problemas de estômago, ou ainda para curar uma ressaca, o mais indicado é o chá de boldo. Para fazer esse chá, coloque duas folhas grandes de boldo em um copo, amasse bem e despeje água fervente, mexa bem, e não adicione açúcar ou adoçante, tome amargo mesmo.

  3. 3

    Se a sua dor de cabeça for causada por tensão pré-menstrual, faça um chá de melão. Bata no liquidificador a polpa do melão juntamente com as sementes, coe e tome dois copos por dia.

  4. 4

    Para dores muito fortes, existem várias receitas, veja alguma delas:
    - Junte 10 sementes de mexerica, 10 sementes de laranja e 10 sementes de limão. Triture todas as sementes até torná-las pó e faça um chá. Tome 30 minutos antes das refeições, durante o período da crise de enxaqueca.
    - Chá de folhas de abacateiro (cerca de 50 gramas para um litro de água). Tome 3 xícaras ao dia.
    - Chá de erva-cidreira usando toda a planta (40 gramas para um litro de água). Tome 4 xícaras ao dia.
    - Chá de gengibre (50 gramas de gengibre ralado para um litro de água). Adicione o gengibre ralado a uma panela com um litro de água, ferva por 15 minutos e coe. Pode tomá-lo à vontade, várias vezes ao dia, quente ou gelado. O gengibre possui propriedades antiinflamatórias.
    - Chá de camomila e adoce com mel, esse chá é relaxante, portanto ideal se a sua dor for causada por stress.
    - Chá de Valeriana: Tome meia colher de chá de extrato de valeriana diluído em água morna a cada 30 minutos até a dor diminuir (até 3 colheres de chá por dia). A valeriana ajuda a atenuar as enxaquecas.
    - Chá de Alecrim: Faça uma infusão com uma colher de chá de alecrim para uma xícara de água, tome 4 xícaras por dia.
    - Café e limão: Ao primeiro sinal de dor de cabeça, faça uma xícara de café forte, adicione uma colher de sopa de sumo de limão.
    Além dos chás, existem ainda outros métodos caseiros para acabar com as dores de cabeça:
    - Massagem: Massageie as têmporas com duas ou três gotas de óleo essencial de alfazema
    - Aromaterapia: A Alfazema e a manjerona possuem propriedades relaxantes, portanto, adicione 5 gotas de óleos essenciais de ambas às plantas a uma bacia de água fria. Embeba uma toalha na água e torça ligeiramente, deite-se e aplique a toalha na testa. Descanse durante 30 minutos.
    - Secador de cabelo: Por mais estranho que pareça, muitas pessoas conseguem se livrar da enxaqueca ligando o secador de cabelo na potencia máxima e deixam o calor atenuar a dor.

Comentários
blog comments powered by Disqus