» Alimentos » Receitas » Como preparar salmão assado

Como preparar salmão assado

Galeria
Como preparar salmão assado

O salmão é rico em ômega-3 e um potente protetor do coração. Além de ser um peixe versátil, também tem um sabor inigualável. A receita de peixe assado é simples e nutritiva. Nesta receita foram apresentadas algumas variações de como preparar salmão assado.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Papel alumínio.
  • Vidro com tampa.
  • Travessa para servir.
  • Xícara de chá.
  • Prato refratário.
  • Garfo.
  • Colher.
  • Faca.
  1. 1

    Ingredientes:
    - 1 1/2 kg de salmão
    - 4 dentes de alho (ou a gosto)
    - 3 limões
    - 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
    - 1/2 xícara (chá) azeite de oliva
    - 1 xícara (chá) de salsinha picada
    - Cebolinha verde picada (a gosto)
    - 100 gramas de tomates secos (ou a gosto)
    - Sal a gosto

  2. 2

    Preparar o molho na véspera:

    A) Amassar os dentes de alho, picar o tomate seco e a salsa. Reservar esses ingredientes em um vidro com tampa.

  3. 3

    B) Espremer os limões e retirar as sementes. Acrescentar o suco aos ingredientes do vidro.

  4. 4

    C) Adicionar 1/2 xícara de vinho branco seco e 1/2 xícara de azeite de oliva.

  5. 5

    D) Mexer todos os ingredientes do molho dentro do vidro mesmo. Acrescentar sal a gosto. Fechar o vidro e reservar na geladeira até o dia seguinte.

  6. 6

    Temperar o salmão uma hora antes de assar no forno:

    A) Fazer sulcos no comprimento da peça de salmão e encher com o tempero preparado na véspera. Deixar marinando por uma hora.

  7. 7

    B) Untar um prato refratário com manteiga ou óleo.

  8. 8

    C) Colocar o salmão no refratário com a pele para baixo, cobrir com papel alumínio e levar ao forno por cerce de 30 a 40 minutos.

  9. 9

    D) Retirar o papel alumínio e deixar o salmão dourar.

  10. 10

    E) Servir em seguida em outro prato refratário. Decorar com cebolinha verde picada (a gosto) e um fio de azeite de oliva (se necessário).

  11. 11

    Variações com o mesmo tempero:

    Salmão assado no forno com batatas: preparar o salmão ao forno como indicado. Separar 4 batatas tipo inglesa, descascar e cortar em quatro pedaços (comprimento e largura). Assar as batatas no mesmo refratário do salmão. Temperá-las com sal a gosto, fio de azeite de oliva e polvilhar ervas aromáticas.

  12. 12

    Salmão assado ao molho de alcaparras: Temperar e assar o salmão conforme indicado na receita principal. Fazer um molho com azeite de oliva, suco de um limão, cebolinha verde picada e 1/2 vidro pequeno de alcaparras escorridas. Colocar esse molho sobre o salmão e servir imediatamente.

  13. 13

    Salmão assado ao molho de maracujá: Temperar e assar o salmão conforme indicado na receita principal. Fazer o molho com 1 xícara (chá) suco de maracujá natural, 01 xícara (chá) de água, 01 colher de sopa de amido de milho e 1/2 xícara (chá) de açúcar. Servir o salmão assado com esse molho por cima.

  14. 14

    Salmão assado com legumes: Temperar e assar o salmão conforme indicado na receita principal. Cozinhar a parte: uma cenoura média, 100 gramas de vagem e 01 abobrinha italiana. Fatiar os legumes e reservar para servir no mesmo prato que o salmão assado. Salpicar tudo com temperos verdes picados e azeite de oliva (a gosto e se necessário).

  15. 15

    Salmão assado na churrasqueira: Temperar conforme indicado na receita principal de salmão assado. A diferença é que será assado em uma grelha na churrasqueira. Forrar a grelha com papel alumínio. Colocar o salmão com a pele para baixo e fechar o papel alumínio para que ele cozinhe antes de assar. O fogo na churrasqueira não pode ser labareda, apenas no carvão. Assar por 20 minutos ou até que os espinhos estejam se soltando. Retirar as espinhela e espinhos. Regar com suco de limão e azeite de oliva (se necessário), fechar novamente o papel alumínio de assar por mais 20 minutos.

Dicas e AVISOS
  • Cuidado: o tomate seco contém sal, então prove o tempero para não deixar salgado demais.
Comentários
blog comments powered by Disqus