» Alimentos » Receitas » Como preparar sardinha

Como preparar sardinha

Galeria
Como preparar sardinha

Disponível todo o ano, a sardinha é um dos peixes mais versáteis na cozinha. Muito nutritiva (é rica em proteínas, cálcio, vitaminas e ómega 3, gordura muito útil quer no combate a problemas cardiovasculares, quer na conservação de sua massa muscular), a sardinha é também agradável ao paladar. Seja frita, assada na brasa ou no forno, ou até cozinhada na pressão é sempre bastante apreciada.
Se vai fazer sardinha frita ou na brasa, basta juntar sal e colocar na frigideira com óleo ou azeite bem quente, ou no assador, e pronto. Não precisa sequer de descongelar, embora possa faze-lo se preferir (lembre-se que as sardinhas congeladas devem ser temperadas com uma quantidade de sal ligeiramente maior porque não terão tempo para o absorver).
Já se for para preparar sardinha na pressão, sardinha assada no forno ou sardinha a escabeche, pode não ser assim. Por isso, comece por verificar se a receita que vai cozinhar exige que a sardinha esteja limpa.
Se tiver que limpar, comece por descongelar as sardinhas na zona menos fria da geladeira (se for usar sardinhas congeladas) e saiba que vai precisar apenas das sardinhas, de uma tábua de cozinha e uma faca ou tesoura de peixe.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Sardinha
  • Tábua
  • Faca
  • Tesoura de peixe
  1. 1

    Passe as sardinhas por água corrente, para as escamar usando apenas as mãos.
    Coloque-as sobre a tábua e retire-lhes a cabeça e o rabo, com o auxílio de uma faca tesoura.
    Depois, abra-as ao meio e retire-lhe as vísceras. Se tencionar preparar filetes retire também a espinha. Pode também escamar este peixe (neste caso não use a faca, simplesmente puxe cuidadosamente a pele, como se as estivesse a esfolar).
    Passe novamente por água corrente e as suas sardinhas estão preparadas e prontas a cozinhar, bastando para isso seguir as instruções da receita que mais lhe agradar.
    Este processo é bem fácil e rápido, experimente. Mas lembre que se estiver utilizando sardinha fresca, deve consumi-la imediatamente ou, no máximo, no dia seguinte conservando-a sempre na geladeira. Se não for assim, o melhor é congelar para evitar que o peixe se deteriore e perca as suas qualidades.

Comentários
blog comments powered by Disqus