» Alimentos » Receitas » Como preparar tambaqui assado no forno

Como preparar tambaqui assado no forno

Galeria
Como preparar tambaqui assado no forno

O tambaqui, também muitas vezes designado por Pacu Vermelho, é um peixe caraterizado por ter uma boca pequena mas forte com dentes molariformes. O tambaqui tem usualmente duas cores, sendo parda na parte de cima do seu corpo e preta na parte de baixo, dependendo porém da água onde se encontram. É um peixe que pode alcançar tamanhos bastantes grandes, podendo atingir cerca de 1,1 metros e pesar cerca de 45 kg, apesar de hoje em dia já não se pescarem peixes desse tamanho devido ao excesso de pesca que não permitem que eles atinjam grande idade. Este peixe é muito encontrado na bacia amazónica, e é muito procurado pela sua saborosa carne e óleo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Ingredientes:
    - Um tambaqui com mais ou menos 3 kg;
    - Uma cebola grande;
    - Um tomate;
    - Um dente de alho;
    - Um kg de farinha de milho;
    - Coentro quanto baste;
    - Pimenta quanto baste;
    - Salsinha quanto baste;
    - Cheiro verde;
    - Margarina quanto baste;
    - Sal quanto baste;
    - Água quanto baste;
    - Três limões.

  2. 2

    Modo de preparo:
    Primeiro tem de limpar muito bem o tambaqui, para isso em primeiro lugar lave muito bem o peixe, depois faça um corte na parte de baixo do peixe, sendo um corte que vai desde a causa até à cabeça, rasgando o peixe de uma ponta a outra.
    Numa tigela, junte o suco de dois limões, a água, o dente de alho bem triturado, o coentro, o sal que achar necessário e a pimenta. De seguida, coloque numa travessa este molho e deixe o tambaqui a repousar nessa travessa dentro do líquido pelos menos durante 3 horas. Se possível, faça isto no dia anterior para que o peixe ganhe mais sabor.
    Para fazer o recheio do peixe, varia muito de gosto. Aconselho que faça um picado de tomate e cebola, junte também o bacon, o sumo de um limão, pimenta, sal, salsinha e misture tudo muito bem com farinha de milho.
    Quando passar o tempo suficiente para o peixe já estar temperado, então abra o peixe pelo rasgo que fez e coloque dentro todo o recheio que você preparou. De seguida, é só costurar com uma corda apropriada o peixe.
    Depois, é só abrir papel laminado e barrar um pouco de margarina por cima dele. Coloque o peixe por cima e feche o papel laminado de forma a que nenhuma parte do tambaqui esteja visível. Deixe assim num forno por 3 horas e no fim, retire o peixe e deixe por um curto espaço de tempo no forno apenas para dourar.
    Depois, é só servir!

Comentários
blog comments powered by Disqus