» Alimentos » Receitas » Como preparar traira

Como preparar traira

Galeria
Como preparar traira

Como preparar uma traíra - Dicas

A traíra, é um peixe de água doce, geralmente pescada em lagos e represas, geralmente onde tem barro e capim. Diz a lenda que em qualquer buraco com dois palmos de água, pode se pesacar uma traíra ( História de pescador ).
A carne da traíra é muito saborosa e muito apreciada pelos pescadores, o único detalhe é que a traíra é cheia de espinhos, e isso acaba que muitos prefiram comer outro peixe pelo medo de se engasgar com os espinhos.
Existem técnicas para se retirar os espinhos da traíra, porém aqueles que são especialista no assunto dificilmente passam para alguém o truque.
Neste artigo, vou dar algumas dicas e truques que aprendi, pois sou filho e neto de apaixonados por pescaria, e também pesco bastante, como se preparar uma saborosa traíra.

Ingredientes

02 Traíras
Sal
Limão
Pimenta do Reino
cebolinha
alho
Obs* todos os temperos vai colocar à gosto )

Instruções

Coisas que você precisa

  • forma ou frigideira
  • faquinha bem afiada
  • 02 traíras
  1. 1

    Filés de Traíra

    Primeiramente limpe a traíra normalmente, não tire as escamas caso vá assar, se for fritar, existe um truque muito bom, tire somente as escamas na parte de cima da traíra, assim ela ficará firme, tire a barbatana de cima, em seguida com uma faca bem afiada, se for pequena melhor ainda ( do tamanho de um canivete grande ), faça um corte, paralelo à espinha principal, da cabeça ao rabo, com a faquinha afiada, vá cortando acompanhando a espinha principal, vai perceber que irá saindo o filé da traíra, faça isso dos dois lados da espinha, vá até o final e terá dois filés.
    Agora vem a parte chata, se você quiser tirar os espinhos, caso não se incomode em tirar os espinhos depois de pronta será tranquilo.

  2. 2

    Depois de tirado os filés, vamos temperar

    Sempre tempere somente com o sal e limão, não misture todos os temperos ao mesmo tempo. Deixe descansar o peixe no sal e limão, mais ou menos 30 minutos.
    Depois disso sim, vá acrescentando os temperos que quiser a seu gosto, meu avô sempre temperou apenas com sal e limão mais nada, pois ele dizia que temperar muito tira o gosto da traíra, mas tem quem goste de um pouquinho picante, então coloque a pimenta do reino, com um gostinho de alho, então acrescente o alho e assim por diante.
    Se for assar, unte uma forma pequena, pode juntar uma batatinhas em cubo para dar um toque diferente, mas não é necessário, coloque os filés com as escamas para baixo, em fogo o mais baixo possível.
    Se for fritar, não coloque muito óleo, ai vai mais uma dica, somente suje a frigideira com o óleo e coloque o filé virado com a carne para baixo, contrário da assada, pois assim os espinhos irão ficar torradinhos e vai ser possível mastigá-los, mas nem todos, tome cuidado.
    Das duas formas ficam uma delícia, bom apetite

Dicas e AVISOS
  • Como preparar uma Traíra
Comentários
blog comments powered by Disqus