» Casa » Como Preparar um Jardim

Como Preparar um Jardim

Galeria
Jardim

Muitas pessoas pensam que para ter um jardim bonito e organizado é necessário muito espaço e o projeto pode ser bastante dispendioso. No entanto, é possível criar um belo jardim com pouco dinheiro. As áreas verdes, por muito pequenas que sejam, acabam sempre conferindo à casa um aspeto mais harmonioso e natural, o que por sua vez irá ter um impacto muito positivo na felicidade de seus habitantes. Um jardim não inclui apenas as plantas, mas também os caminhos e passadeiras, ou até mesmo um pequeno lago caso exista essa possibilidade. Para construir seu jardim perfeito, o ideal será obter alguns conselhos especializados, como por exemplo de um paisagista, mas se essa possibilidade não existir, pode seguir este conjunto de dicas simples e eficazes para a construção de seu projeto de jardim.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para construir os caminhos e passadeiras pode usar cascalho, uma vez que é bastante econômico e possibilita uma boa drenagem da água da chuva. Outra possibilidade é usar placas próprias para pavimentos, por exemplo de mármore, ou concreto. Deve evitar pavimentar seus caminhos com pedras arredondadas, porque quando chove estas se podem tornar muito escorregadias. Se existir algum espaço, pode aplicar uma área de aproximadamente 3 metros por 3 metros de pavimento suave para criação de uma zona de descanso, onde devem ser colocadas algumas cadeiras e uma mesa. Pode ainda criar um pequeno lago de forma simples, escavando o solo em forma circular e aplicando concreto coberto por pequenos azulejos coloridos. Quando essa parte estiver terminada coloque uma bomba de água para que ocorre circulação. Nesse espaço pode introduzir peixes, e anfíbios.

  2. 2

    Junto aos caminhos coloque faixas de grama para evitar que as plantas maiores invadam essas áreas. A grama deve ser cortada a cada duas semanas nos meses mais quentes. Para a nutrição de sua grama, deve usar nitrogênio de libertação lenta. Nas zonas onde não colocar grama, deve semear canteiros de flores. Para desenhar seus canteiros pode usar uma mangueira de jardim ou uma corda para aplicar as formas curvas. Cave bem o solo e adicione adubo antes de colocar as sementes. Ao escolher as plantas, deve sempre começar por selecionar espécies características de sua região, uma vez que estas estarão melhor adaptadas às condições ambientais como a temperatura e a precipitação. Junto aos muros deve colocar plantas de maior porte, como árvores de fruto e arbustos, para que a sua sombra não influencie o crescimento das plantas mais pequenas.

  3. 3

    A iluminação de seu jardim também é muito importante, para poder usufruir desse espaço durante a noite, principalmente no verão. Coloque pelo menos um ponto de luz forte, apontado para a parte central do jardim, mas junto ao solo, de forma a não incidir diretamente nos olhos das pessoas. A restante iluminação pode ser colocada em pequenos postes aplicados propositadamente para esse fim. Pode também usar velas espalhadas pelo jardim para criar um ambiente mais intimista e romântico. Se construir o pequeno lago, coloque uma lâmpada apontada para a zona de saída da água para a criação de um efeito muito bonito.

Comentários
blog comments powered by Disqus