» Hobby » Cultura e Sociedade » Como preparar um sermão

Como preparar um sermão

Galeria
Como preparar um sermão

Preparar um sermão é uma tarefa muita difícil, pois além de exigir competência por parte do pregador demanda também um alto grau de inspiração. A competência pode ser adquirida de diversas formas: lendo, pesquisando, ou mesmo praticando. Por outro lado, a inspiração é fruto de um relacionamento (uma intimidade) com Deus, que pode ser adquirida por meio de muita oração e leituras bíblicas, estas também chamadas de devocionais. Sabiamente já dizia Padre Antônio Vieira em seu livro "Sermão da Sexagésima": “para falar ao vento bastam palavras; para falar ao coração são necessárias obras.” Assim, para se fazer um bom sermão e convincente não basta apenas ter uma boa retórica, é necessário, antes de tudo, que o pregador viva aquilo o qual ele está pregando. Lembre-se sempre de que palavras convencem, mas bons testemunhos podem arrastar multidões!

Instruções
  1. 1

    Tenha técnica. Estude retórica, por exemplo. Aprenda a como se colocar diante do outro: tom de voz, vestuário, postura... tudo isso é muito importante na hora de estar pregando. Fale devagar para ser compreendido. Saiba exatamente o que vai dizer!

  2. 2

    Prepara-se com antecedência. Faça anotações breves dos assuntos a serem mencionados na pregação. Relacione o texto bíblico usado com o dia a dia de seu público. Você pode comentar também suas experiências pessoais.

  3. 3

    Seja humilde. Não se ache o dono da verdade apenas por estar na posição do pregador. Antes de atingir o público, a pregação tem que ser também para você.

  4. 4

    Ore antes. Nunca comece uma pregação sem conversar com Deus. Um bom pregador é, na verdade, um bom mensageiro. Tente escutar a voz de Deus e descobrir o que Ele quer que você pregue.

Dicas e AVISOS
  • Utilize ilustrações e exemplos para fazer suas ideias parecerem mais claras, vivas e inesquecíveis. Exemplos, normalmente, são retidos pela memória.
  • Não decore o que será dito. Seja espontâneo. Deixe Deus agir antes, durante e no fim de sua pregação.
  • Pesquise sobre o assunto a ser pregado. Se você está pregando sobre a condição da mulher na Bíblia, por exemplo, não fale apenas de um episódio, contextualize o assunto.
  • Não tente imitar ninguém. Seja você mesmo. Cada um prega de um jeito, o mais importante é você ser um instrumento de Deus no ato da pregação.
  • Use seu tom de voz para enfatizar os trechos que julgar necessário de seu sermão.
  • Escreva sua pregação, para que você não deixe de mencionar nenhum ponto que foi destacado em sua devocional.
  • Um bom sermão é parte de uma individualidade, e ele deve sair de suas experiências, convicções, personalidade e, sobretudo, de sua própria maneira de viver.
  • Não copie pregações alheias.
Comentários
blog comments powered by Disqus