» Hobby » Esportes » Como preparar um treinamento de futsal

Como preparar um treinamento de futsal

Galeria
Como preparar um treinamento de futsal

O futsal, assim como o futebol, é um esporte com muitas complexidades e com muita variedade de ações, portanto, o treinamento correto e eficaz é uma grande vantagem das grandes equipes.

Com a especificidade da quadra, onde o terreno de jogo é menor, porém mais intenso, o futsal tornou-se em todo o mundo uma alternativa pra quem não optou pelo futebol de campo, ou até mesmo uma grande vitrine, onde jovens atletas iniciam para depois seguir uma carreira no futebol.

Em todo âmbito do futsal encontramos inúmeras formas e maneiras de treinar todas as valências desta modalidade, contudo cabe ressaltar que um treinamento de futsal pode diferir bastante de um de futebol.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Quadra apropriada
  • Bolas de Futsal
  1. 1

    Como todo treinamento ou período de treinos, o treinador tem de planejar e organizar um cronograma para a sua equipe. Expor jogos e competições e de acordo com isso, criar os ciclos de treinamento a pequeno, médio e longo prazo.

    Organizado o plajamento, o treinamento físico deve ser uma constante nas atividades. Apesar de possuir número de substituições livres, a intensidade com que se joga o futsal faz com que o preparo físico de seus atletas sejam um diferencial na hora de jogo.

  2. 2

    Em relação a parte técnica, cabe salientar algumas valências técnicas importantes a ser treinadas. O passe é um dos componentes mais utilizados e sua eficácia pode garantir a equipe um bom rendimento durante os jogos.

    O controle de bola num ambiente pequeno, como é a quadra de futsal, é outro meio de manter uma boa posse de bola, e assim se aproximar do próximo componente que é a finalização. Atualmente, uma equipe que controla o jogo e tem um poder de finalização, leva vantagem sobre os demais.

  3. 3

    Em relação a parte tática, o futsal está bem evoluido, com as melhores equipes tendo todos os atletas atrás da linha da bola, tendo um sistema defensivo e ofensivo bem estruturado e organizado.

    Assim como no futebol de campo, quanto mais o treinamento for aproximado com a realidade do jogo, as chances de sucesso da equipe também será. Atividades de contra ataque, sistemas ofensivos e defensivos, simulando a realidade da partida faz com que os jogadores estejam sempre a treinar a visão real do jogo, e não fragmentada.

    Cabe ao treinador ter a organização necessária para intercalar seus treinamentos todos os movimentos essênciais, assim como a periodização tática e técnica, sempre tentando aproximar sua equipe da realidade do jogo.

Dicas e AVISOS
  • Um bom resultado é conquistado sempre com muito treinamento.
Comentários
blog comments powered by Disqus