» Saúde » Boa Forma » Como Preparar Uma Picanha

Como Preparar Uma Picanha

Galeria
Como Preparar Uma Picanha

A Picanha é uma das carnes mais nobres e apreciadas na mesa dos brasileiros. Indispensável em um bom churrasco, esta carne pode ser preparada de diversas maneiras e pede poucos ingredientes para se tornar um prato saboroso.

Ao contrário do que muita gente pensa, é possível fazer picanha sem saber muito de cozinha. Algumas receitas simples presentes neste passo a passo podem ajudar os marinheiros de primeira viagem a buscarem inspiração e criarem pratos originais e práticos.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Tomate
  • Pimenta-do-reino
  • Pimentão
  • Cebola
  • Picanha
  • Alho
  • Cebolinha
  • Páprica-doce
  • Coentro
  • Azeite
  • Sal Grosso
  1. 1

    Para preparar uma picanha, primero escolha bem os ingredientes. Uma carne de qualidade é vermelha e tem odor agradável. Os locais ideias para se comprar carnes são os que possuem a certificação dos órgãos responsáveis. O alimento também pode ser comprado congelado, apesar de não ter o mesmo sabor da carne fresca.

  2. 2

    Para prepar uma picanha simples, sem churrasqueira, forre o fundo de uma assadeira com sal grosso. Coloque uma peça inteira de picanha e cubra com mais sal grosso. Deixe no forno, no fogo baixo, por aproximadamente uma hora. Retire do forno de quebre a camada de sal grosso. Apesar da grande quantidade de sal, sua picanha não ficará salgada. A sua textura será macia e suculenta, pois será selada no forno, retendo os liquidos.

  3. 3

    Outra forma interessante de preparar picanha é deixando-a marinar em cerveja preta. Para isso, deixe a carne imersa na bebida por, aproximadamente, 24 horas em um recipiente grande, tampado ou vedado com plástico de filme de PVC. Retire a carne e acrescente cebola, alho, pimentão e coentro picados; páprica-doce, pimenta-do-reino, sal e tempero completo. Deixe apurar os temperos por mais duas horas. Corte em fatias finas ou grossas, de acordo com o ponto que prefere consumir a carne. Frite os pedaços em óleo ou grelhe em uma churrasqueira elétrica.

  4. 4

    Na tradicional maneira de preparar a picanha em churrasco de carvão, deve-se temperar a carne apenas com sal grosso. Algumas pessoas gostam de acrescentar um pouco de limão e pimenta-do-reino. O tempo que a carne deve permanecer salgando depende de como será preparada: caso seja feita a peça inteira, deixe-a apurar no sal; mas se a escolha é fatiá-la, deixe para acrescentar o sal no momento em que a carne for para a grelha. Durante o processo de assar a picanha, vire sempre de lado para que fique cozida por completo. Sempre que a virar, salpique com uma mistura de vinagre, azeite, água, coentro, cebolinho, tomate, cebola e pimentão picados e ingredientes que compõem o molho vinagrete, que também é bom acompanhamento para o churrasco de picanha já pronto.

Dicas e AVISOS
  • Caso for preparar a picanha em um churrasco tradicional de carvão, utilize óleo e jornal para acender o fogo: É menos arriscado do que o álcool e não afeta o sabor das carnes.
Comentários
blog comments powered by Disqus