» Saúde » Boa Forma » Como preparar uma rabada

Como preparar uma rabada

Galeria
Como preparar uma rabada

A rabada originou-se da Europa, sendo muito consumida, principalmente pelos franceses que apreciam muito esta iguaria.

Este prato é preparado com carne de boi, mais especificamente com o 'rabo' como é conhecido popularmente, e formalmente chamado de cauda do boi.

O hábito de comer rabada no Brasil surgiu no nordeste, com a criação de gados e a venda dos mesmos, juntamente com a delícia da culinária francesa, uniram com as comidas típicas do Brasil, como tutu de feijão, mandioca e arroz. Os nordestino conhecidos por suas comidas picantes, reforçadas e deliciosas usavam a carne seca com a rabada para dar força ao trabalho do dia-a-dia.

Existem várias maneiras de preparar a rabada, por ser um ensopado fica livre para prepará-lo com legume um pouco mais leve, com lentilhas, carne secas entre outras diversas maneiras.

Aprenda a preparar uma rabada picante.

Instruções

Coisas que você precisa

  • 2 Colheres (sopa)Tempero Baiano
  • 4 Tomates sem casca
  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • 1 pimentão ralado
  • Cheiro verde e salsa a gosto
  • 2 cebolas Ralada
  • 2 kg de cauda de boi, em pedaços
  • 4 Batatas sem casca
  • Pimenta malagueta a gosto
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 1 Cenoura ralada
  1. 1

    Lave os pedaços de cauda de boi, retire as gorduras e peles, deixe descansando no tempero baiano, e no sal por 1/2 hora, Coloque em uma panela o óleo, aguarde esquentar, adicione a cauda de boi na panela, espere até que esteja corado, retire a gordura, caso seja excessiva.

  2. 2

    Despeje os tomates, a pimenta a água, a cebola, e a cenoura, verifique o cozimento se estiver quase pronto, inserir as batatas, deixe cozinhar até as batatas estiver mole, acrescente mais tempero se houver necessidade. quando estiver pronto, desligue o fogo, despeje o cheiro verde e a salsa.
    Servir quente.

  3. 3

    Para uma refeição completa, acompanhe a rabada com mandioca frita, pirão e arroz.
    Nos dias quentes uma ótima pedida é o tabule com a rabada, o sabor de verão com o quente da rabada, traz uma boa sensação, para bebida além de saudável suco de laranja permite refrescar a comida quente

    No frio só a rabada quente já satisfaz, porém se quiser incrementar, acompanhe com polenta quente, caso queira se arriscar e esquentar de verdade pode acompanhar como bebida um chimarrão.

    Não há contra indicações aos diabéticos, entretanto aos hipertensos aconselha se a não utilizar grandes quantidades de sal, abusando apenas do cheiro verde e salsa.

    A Rabada é considerada um alimento calórico, o que às vezes é muito incerto, pois depende dos ingredientes do preparo, esta rabanada picante tem o valor calórico de 150 kcal por concha do ensopado, porém a rabada que for preparada com bacon ou carne seca terá mais calorias.

    É possível preparar uma rabada light para isso basta utilizar apenas cenoura, vagem e cebola, trocar o óleo comum por óleo de azeite, e utilizar carne magra.

    Para quem não deseja uma rabada picante utilizar apenas alho e sal.

Dicas e AVISOS
  • Não deixe esfriar, para gosto mais picante servir quente.
Comentários
blog comments powered by Disqus