» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como processar alguém

Como processar alguém

Galeria
Como processar alguém

Muitas vezes nos encontramos em discussões e as pessoas acabam dizendo coisas que não são verdade lou acabam tentando nos prejudicar de alguma forma.

Você não pode processar alguém apenas por não ter gostado do que a outra pessoa disse, discussões acontecem e são parte da vida, deve-se ser algo mais grave, como por exemplo, algo contra sua cor de pele, religião, entre outros.

Mesmo tendo-se um motivo para processar a outra pessoa, é necessário provar, as provas podem ser outras pessoas, que aceitem depor em seu nome, uma prova escrita ou fotografada.

Quando a outras pessoas como prova, se a pessoa for parente de 1º grau ou um namorado, sua validade não é grande. O ideal é que seja uma pessoa mais distante, sendo ela assim mais imparcial.

Também é possível processar uma pessoa por algo que ela fez, mas novamente é preciso se provar o que está sendo dito.

Instruções
  1. 1

    Você só pode processar alguém, se realmente se sentir prejudicado.

    Ao decidir fazer isso deve decidir se vai contar com a ajuda ou não de um advogado, lembrando que muitas vezes advogados
    cobram caro, o que pode acabar não compensando dependendo do caso.

  2. 2

    Muitas cidades contam com um tribunal de pequenas causas, ou os chamados tribunais especiais.

    Pode-se ir a eles, mesmo sem advogado, e lá será instruido a como começar o processo. Geralmente se preenche uma folha com seus dados pessoais e com o endereço e nome da pessoa a ser processada. Em seguida escreve-se o que ocorreu e coloca em anexo alguma prova que venha a ter.

    Também é necessário escrever o valor desejado de indenização e qual o motivo (indenização por causas e danos morais por exemplo). No momento de encaminhar deve ser consultado o valor máximo, no momento para processo sem advogados o valor máximo a ser pedido é de 9 salários minimos. Porém tenha bom senso, pedir o valor máximo por apenas um xingamento não vai ser bem visto aos olhos do juiz.

    Depende do tribunal, mas geralmente é solicitado xerox do comprovante de endereço e documentos pessoais (RG, CPF).

  3. 3

    Após entregar a documentação é so aguardar. Dali alguns meses o processado e processante receberão em casa uma carta marcando a primeira audiência, que é chamada de audiência de conciliação, o juiz tentará fazer as partes entrarem em acordo. Caso isso não ocorra será marcada uma nova audiência, onde o juiz vai decidir quem é o culpado e quanto deve ser pago de indenização.

    Depende muito de estado para estado, mas em Curitiba - PR, os processos tem levado em torno de um ano para serem concluidos.

Comentários
blog comments powered by Disqus