» Casa » Como Produzir Eletricidade

Como Produzir Eletricidade

Galeria
Distribuição de energia elétrica

Neste artigo vamos aprender como e onde se produz eletricidade, ou seja, a energia elétrica.
A energia elétrica pode ser produzida em corrente contínua e em corrente alternada, que é aquela que utilizamos em nossas casas, sobre a qual este artigo irá tratar.
Vamos conhecer o que é a eletricidade, os seus principais parâmetros, as respectivas unidades e também os tipos mais habituais de centrais elétricas e fontes de produção de eletricidade.

Dificuldade
Difícil
Instruções
  1. 1

    De uma forma geral, podemos dizer que eletricidade é um conjunto de fenômenos físicos resultantes do movimento de eletrões do átomo.
    Os principais parâmetros elétricos e as respetivas unidades, de acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI) são:
    - Voltagem ou Tensão (símbolo: “V” ou “U”), a unidade é o “volt” (símbolo: V), sendo também utilizado o seu múltiplo, o quilovolt (unidade: kV).
    - Corrente (símbolo: “I”); a unidade é o “ampère” (símbolo: A).
    - Frequência (símbolo: “f”); a unidade é o “hertz” (símbolo: Hz).
    - Potência ativa (símbolo: “P”); a unidade é o “watt” (símbolo: W).
    - Energia ativa (símbolo: “W”); a unidade é o watt-hora (símbolo (Wh), embora a mais utilizada seja o seu múltiplo, o quilowatt-hora (símbolo: kWh).
    É habitual classificar-se a voltagem em três escalões:
    - Baixa voltagem: U < 1000 V (0,1 kV)
    - Média voltagem: 0,1 kV ≤ U ≤ 45 kV
    - Alta voltagem: U > 45 kV
    O nível de voltagem normalmente utilizado pelos consumidores é 220/380 V, embora no Brasil existam alguns estados que utilizam o nível 127(110)/220 V.
    Os valores habituais de frequência são 50 Hz e 60 Hz; no Brasil o valor utilizado é 60 Hz.

  2. 2

    A energia elétrica, em corrente alternada, é normalmente produzida em usinas elétricas, por geradores acionados por turbinas.
    A energia elétrica é habitualmente produzida em média tensão, sofrendo uma série de transformações (elevação e abaixamento da voltagem) entre a usina elétrica e os centros de consumo.
    As instalações onde a voltagem sofre as transformações atrás referidas são as subestações, onde estão instalados transformadores, que são máquinas elétricas estáticas que têm a propriedade de elevar ou baixar a voltagem.
    Os tipos habituais de usinas ou centrais elétricas são:
    - Centrais hidroelétricas.
    - Centrais térmicas clássicas (gás, carvão ou fuel).
    - Centrais nucleares.
    - Parques eólicos.
    - Centrais de biomassa.
    Nas centrais hidroelétricas as turbinas são movimentadas por um caudal de água que é encaminhado para as referidas turbinas.
    Nas centrais térmicas clássicas, nucleares e de biomassa as turbinas são movimentadas por vapor de água resultante do aquecimento de água, que é provocado pelos combustíveis utilizados.
    Nos parques eólicos é a força do vento que faz movimentar as turbinas.

  3. 3

    Outras fontes de produção de energia elétrica são os grupos diesel e os painéis fotovoltaicos.
    Nos grupos diesel, o gerador é acionado por um motor de combustão.
    Os painéis fotovoltaicos são constituídos por um conjunto de células solares que, captando a luz do Sol, têm a propriedade de criar uma voltagem (o chamado efeito fotovoltaico) que é aproveitada para gerar energia elétrica.
    Os painéis fotovoltaicos não devem ser confundidos com os painéis solares simples, que não têm a capacidade de gerar uma voltagem, mas apenas calor.

Comentários
blog comments powered by Disqus