» Dinheiro » Como Produzir Tinta

Como Produzir Tinta

Galeria
Como produzir tinta

No setor automotivo, ao produzir tintas para os carros, os profissionais precisam redobrar a atenção para evitar futuros problemas durante o trabalho. É necessário colocar óculos de segurança, luvas e macacão especial. Isso é importante para evitar a inalação de substâncias tóxicas. Neste artigo, será apresentado etapas bem mais simples para a produção de tintas e que, principalmente, não ofereça riscos a sua saúde. Além disso, as tintas naturais têm outras vantagens: elas não possui componentes químicos em sua composição.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para produzir tinta, você irá precisar de: quatro potes de plásticos, quatro recipientes, uma colher, 25 gramas de pó de café, acafrão, urucum ( É uma árvore, média e pode ter 5 metros de altura. Poderá encontrá-la do Amapá até à Bahia. O fruto dessa árvore contém entre 30 à 50 sementes, sendo que, a sua polpa é capaz de fabricar uma tinta de cor amarela) e terra, além de 100 mililitros de cola branca e de água. Após comprar todos os materiais, o primeiro passo é juntar os ingredientes. No recipiente, você deve inserir 25 mililitros de cola branca, adote a mesma medida para a água. No entanto, acrescente, apenas 12,5 gramas de urucum. Nessa caso, você também pode optar por uma colher de sopa que esteja bem cheia.
    É neste momento que você precisa misturar tudo com a colher e deverá colocar o resultado em um pontinho para uso. A tinta que você está aprendendo a fazer é solúvel em água, portanto, opte por usá-la em papéis ou tecidos..

  2. 2

    Outra maneira de fazer tinta é utilizando folhas, flores e caules. Se você gosta de matérias bastante coloridos, as plantas são ótimas opções. Para você ter uma ideia, elas podem ajudar a produzir mais de 500 cores. Opte pelos seguintes materiais: casca de jabuticaba, casca de uva preta, amora ou morango e colorau. Eles produzem as cores rosa, azul, tons avermelhados ou violetas, e urucum, respectivamente. Separe também uma panela com tampa, peneira ou coador, bacia e potes de vidro com tampa.

  3. 3

    O modo de fazer é bem simples e rápido. Você deverá colocar um copo do ingrediente em pó na panela. Em seguida, acrescente um litro de água, feche a panela e deixe-a ferver. Diminua o fogo e cozinhe entre 45 minutos a uma hora. Não se esqueça de mexer muito a mistura que está dentro da panela. Após esse período, deixe esfriar e coloque a tinta na peneira e, por fim, nos pontes de vidro que você separou no início desta tarefa. Mantenha esse formato de tinta (naturais), pois elas são menos prejudiciais tanto para o meio ambiente quanto para as pessoas que as utilizam.

Comentários
blog comments powered by Disqus