» Tecnologia » Software » Como programar em php

Como programar em php

Galeria
Como programar em php

PHP é uma linguagem livre, open sorce, para criação de conteúdo dinâmico na internet. Foi criado por Rasmus Lerdorf em 1995 e atualmente está na versão 5. É concorrente direto da linguagem ASP da Microsoft.

Muitos grandes sistemas foram feitos em PHP, entre eles Facebook, Magento, Joomla, Drupal, entre outros. Com php podemos gravar e manipular conteúdo no banco de dados; é possível utilizar php para criação de sites e sistemas. Para rodar php é necessário ter o Apache instalado em um servidor, mas também o possível simular o ambiente através de programas como o Wamp por exemplo.

PHP também oferece suporte aos grandes bancos de dados: Oracle, MySQL, SQL Server, entre outros. O mais utilizado é o MySQL.

Instruções
  1. 1

    Para começar é necessário simular o ambiente de um servidor com Apache instalado, isso pode ser feito através da instalação de um programa, existem vários, tal como o Vertigo e Wamp.

    Após instalar o programa é necessário que todos os arquivos .php sejam colocados dentro do diretório htdocs. O programa também vem com um banco de dados, que pode ser acessado clicando em PhpMyAdmin.

    Antes de começar a trabalhar com PHP é necessário possuir conhecimentos de HTML, pois as páginas serão feitas em HTML e o PHP vai tornar essas páginas dinâmicas, carregando conteúdo do banco de dados por exemplo. Para acessar as páginas, deve-se digitar o seguinte endereço no navegador: localhost.

  2. 2

    Pode ser utilizado qualquer programa para se trabalhar com PHP, tal como o Eclipse, NetBeans, Zend, e até mesmo o próprio bloco de notas.

    Todo código php deve estar dentro das seguintes tags.


    ?>

    O mais usual é criar uma página somente para o código php e uma para o layout feito em html. Os dois podem ser feitos na mesma páginas, mas é uma melhor prática de programação separar os códigos. Toda página que contiver código php deve ter a extensão .php.

  3. 3

    Também é necessário ter um domínio de banco de dados para fazer páginas dinâmicas. Qualquer dúvida referente a linguagem pode ser consultada na página da linguagem, onde há explicações sobre as funções e vários exemplos de como usá-las.

    O ideal é começar estudando as estruturas de condição (if, else), estruturas de repetição (for, while, foreach) e após isso começar a fazer a integração com o banco de dados.

    Php também oferece suporte a orientação a objetos, mas é necessário ter um dominio maior da linguagem para se começar a trabalhar com ela.

Comentários
blog comments powered by Disqus