» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como protestar um título

Como protestar um título

Galeria
Como protestar um título

Para que uma empresa possa fazer a constante manutenção de seu índice de inadimplência, é necessário que sejam feitos alguns processos, dentre eles, estão os protestos de títulos. A seguir aprenderemos como fazê-los.

Instruções
  1. 1

    Em primeiro lugar deve-se faturar uma nota, que deve estar no nome do responsável que recebe a mercadoria, ou então no nome da empresa, junto com o CPF ou o CNPJ de um dos dois. Deve-se assinar o canhoto da nota, já que o faturamento é realizado para aproximadamente 30 dias depois da data de recebimento de uma mercadoria. A assinatura do canhoto de uma nota é de suma importância, pois caso seja necessário fazer alguma cobrança referente ao não pagamento da mercadoria para o endereço de recebimento da mesma, ficará comprovado, por meio da assinatura do canhoto, que o material recebido pelo sacado.

  2. 2

    Se o título chegar a um mês de atraso em seu pagamento, a empresa poderá entrar em contato com o devedor. Para fazer isso, ela irá enviar o título para um cartório. Para enviar um título a um cartório, a empresa precisará apenas fazer uma cobrança em forma de boleto bancário, que podem ser com ou sem registro. Com o registro, a empresa poderá enviar o título ao cartório, por intermédio do sistema gerenciador financeiro financeiro que o banco disponibiliza para a empresa, para que serviços online possam ser realizados. No caso de o título ser enviado sem o registro bancário, se faz necessário que a empresa de faça, manualmente, uma duplicata, e que ela seja mandada para o gerente do banco que gerencia a conta da empresa.

  3. 3

    O título, depois de ser enviado, é retirado pelo funcionário - ou não - que cuida do faturamento da empresa. Será tirada uma duplicata deste título, que irá vencer 21 dias depois da data em que foi retirado pois, depois desse período, caso o devedor não pague sua dívida, será enviado a ele pelo banco um aviso de cobrança. Caso o devedor não dê o retorno esperado, o banco irá mandar o título para o cartório, que por sua enviará ao devedor outra carta de cobrança. Caso não obtenha nenhum retorno, o título será protestado pelo próprio cartório. Depois, o cartório irá enviar um documento de protesto para o banco, no nome da empresa que o solicitou. O documento de solicitação de protesto estará anexado com o documento de cobrança da empresa, com seu canhoto já assinado.

Comentários
blog comments powered by Disqus