» Dinheiro » Como publicar um artigo

Como publicar um artigo

Galeria
Como publicar um artigo

Publicar um artigo é um marco muito importante na vida de um estudante. Ninguém esquece o lugar e a data da primeira vez que viu o próprio nome impresso em um papel ou em algum site (no caso das publicações online). É uma experiência indescritível! Entretanto, o caminho para se publicar um artigo não é nada fácil. Isso porque existem várias exigências, tais como grau de formação, eixo temático compatível e extensão, que às vezes impedem uma publicação imediata. Mas não se pode desistir em um primeiro momento. Siga os passos a seguir e tenha o hábito de sempre enviar seus artigos para as chamadas de publicação abertas. Assim, em breve seu texto estará estampado no papel.

Instruções
  1. 1

    Escreva um artigo segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Entretanto, atente para o fato de que algumas editoras têm as suas próprias normas e pedem para o autor formatar o texto segundo as normas próprias da instituição. Você deve mandar seu currículo (de preferência na plataforma Lattes) atualizado.

  2. 2

    Mantenha contatos acadêmicos. Há uma série de chamadas de publicações que são pouco divulgadas. Quanto mais pessoas você tiver contato na área que pretende publicar, maiores serão as suas chances.

  3. 3

    Visualize, semanalmente, as chamadas de publicações de grupos de pesquisa acadêmicas. Normalmente as chamadas são publicadas no site institucional e divulgadas tanto por e-mail quanto nos murais de faculdades.

  4. 4

    Envie o mesmo artigo para várias chamadas. Entretanto, ao ser selecionado para alguma publicação, cancele sua candidatura para as outras. Além de pegar mal, não é recomendável que você tenha o mesmo texto publicado várias vezes em lugares diferentes.

Dicas e AVISOS
  • Sempre veja as exigências da editora visada para a publicação. Existem revistas, por exemplo, que não publicam textos de alunos de graduação.
  • Antes de enviar seu artigo, tenha certeza que ele tem qualidade. Para isso, repasse para um amigo especialista da área avaliar, ou contrate um revisor profissional de textos e estilos.
  • Busque informações e referências sobre a editora que você quer publicar. Há alguns locais que por mais que seja “fácil” de publicar, academicamente não vale a pena.
  • Nunca use citações, trechos de obras, falas e alusões de terceiros sem a indicação das devidas referências. A omissão de fontes é plágio, o que é crime conforme a legislação brasileira regida pela Lei 9.610 sobre o Direito Autoral.
  • Procure a câmara de pesquisa de sua faculdade. Normalmente as instituições de pesquisa têm cadernos de publicação voltados para alunos.
  • Se o artigo foi escrito por você e mais alguém, peça autorização para tentar publicá-lo.
Comentários
blog comments powered by Disqus