» Dinheiro » Como publicar um artigo cientifico

Como publicar um artigo cientifico

Galeria
Como publicar um artigo cientifico

A publicação de um artigo científico é um desejo e sonho de muitos estudantes universitários. Primeiro, porque indica uma progressão na vida acadêmica. A saber, muitos processos seletivos, como, por exemplo, um mestrado e um doutorado têm como critério a produção intelectual. Segundo, porque faz muito bem para o ego ver seu nome publicado em alguma revista ou livro, seja de forma impressa ou on-line. Publicar é, certo modo, fazer um texto ser eterno, quase um marca para a posteridade. Nesse sentido, conseguir publicar um artigo é um conquista ímpar na vida de um estudante. Siga os passos a seguir e publique um ou mais artigos científicos.

Instruções
  1. 1

    Tenha um artigo bem escrito e bem normatizado. Siga as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Para a normatização ser bem sucedida, recomenda-se que ela seja feito um profissional da área. Nunca é demais lembrar que algumas casas-editoras possuem as suas próprias normas específicas.

  2. 2

    Mande seu original para diversas editoras. Você pode encontrar o endereço, ou e-mail, ao qual você deve encaminhar seu texto no item “expediente” da casa editora. Normalmente, esse item encontra-se na primeira página do livro ou revista da editora em questão ou no rodapé de sites. Junto ao seu artigo, encaminhe também seu currículo (de preferência na Plataforma Lattes, disponível em: http://lattes.cnpq.br/)

  3. 3

    Tenha bons contatos acadêmicos, tais como professores e coordenadores de áreas de pesquisa. Há uma série de chamadas de publicações que são pouco divulgadas. Para aumentar a possibilidade de publicação, faça amizades com pessoas que possuem publicação regular!

  4. 4

    Procure, com frequência, chamadas de publicações de grupos de pesquisa acadêmicas ou de diretórios acadêmicos, tais como DAs e DCEs . Normalmente as chamadas são publicadas no site institucional e divulgadas tanto por e-mail quanto nos murais de faculdades ou mesmo repassadas para as representações estudantis.

  5. 5

    Envie o artigo a ser publicado para várias chamadas ao mesmo tempo, seja online ou impressa. Atenção: ao ser ter um trabalho aceito para a publicação, cancele as outras candidaturas. Em caso de mais de um aceite ao mesmo tempo, comunique às casas-editoras que uma versão do artigo será publicado em outro lugar.

Dicas e AVISOS
  • Procure a câmara de pesquisa de sua faculdade. Normalmente, as instituições de pesquisa têm cadernos de publicação voltados para o alunado.
  • Não publique o mesmo texto várias vezes.
  • Antes de enviar seu artigo, tenha certeza que ele tem qualidade. Para isso, repasse para um amigo especialista da área avaliar, ou contrate um revisor profissional de textos e estilos.
  • Em caso de co-autoria, avise a publicação para as partes envolvidas. Não omita o nome daqueles escreveram junto com você.
  • Adeque seu artigo segundo às normas da casa-editora visada.
  • Conforme a legislação brasileira, lei de número 9 610, o plágio é crime.
  • Toda citação, alusão (direta ou indireta) a terceiros deve ser devidamente citada.
Comentários
blog comments powered by Disqus