» Tecnologia » Software » Como randomizar no excel

Como randomizar no excel

Galeria
Como randomizar no excel

O Excel é um excelente aplicativo, possui inúmeras funções não só de cálculos matemáticos, como de lógica. Maioria das pessoas o veem como um “desafio”, o que na verdade não é. Sempre tenham em mente que o Excel nada mais é que um jogo de batalha naval, quem nunca jogou batalha naval? Trata-se de um conjunto de linhas e colunas, no qual encontram-se as embarcações, e baseados no cruzamento destas linhas e colunas procuramos atingir o alvo mais provável.
No Excel temos que visualizar a localização de cada linha e coluna, encontrando o respectivos números de linhas e letras das colunas, para atingirmos o resultado final desejado.
Sugiro que ao utilizá-lo procurem digitar as suas funções, evitem o máximo o uso do assistente, isso de certa forma torna-se um “comodismo”, nos priva de assimilar melhor as funções. Digitando as funções faz com que seja fácil memorizar os comandos, tornando o uso da ferramenta mais rápido e eficiente.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Microsoft Excel 2003 / 2007
  1. 1

    Execute o Microsoft Excel, lembrando que este exemplo da função randômica (RANDBETWEEN) em inglês é utilizado na versão 2003, na verdade RANDBETWEEN quer dizer ALEATÓRIOENTRE , (assim mesmo escrito junto e com acento) mas a versão em português da função é aceita a partir do Excel 2007


    Há dois tipos de funções de randomização no Microsoft Excel:

    RAND (ALEATÓRIO)- define apenas o valor da célula e executar a seleção randômica do valor numérico de determinada célula por exemplo:

    =ALEATÓRIO()*A1

    Se a célula “A1”= 10 simplesmente digite na célula B1 a função =ALEATÓRIO()*A1 ela fará a seleção randômica dos números de 0 a 10, note que esta função gera aleatório de apenas um valor, quando trata-se de intervalos utiliza-se a função ALEATÓRIOENTRE, como descrito a seguir.

    RANDBETWEEN(ALEATÓRIO ENTRE)- define a randomização numérica porém diferente de aleatório que define apenas um número, esta função define a função randômica entre dois intervalos; sejam eles dois números como por exemplo: =ALEATÓRIOENTRE(1;100) entre um número e uma célula =ALEATÓRIOENTRE(1;A10) ou entre duas células ALEATÓRIOENTRE(A1;B1).

    Observação importante : Para realizar a função ALEATÓRIOENTRE o valor inicial tem que ser menor que o valor final : =ALEATÓRIOENTRE(MENOR;MAIOR), se não seguir esta regra, retorna o seguinte erro : #NÚM!

    Caso utilize a versão do Microsoft Excel 2003, não esqueça que a função ALEATÓRIOENTRE deve ser escrita em inglês ficando da seguinte forma:

    =RANDBETWEEN(1;100);
    = RANDBETWEEN(1;A10);
    = RANDBETWEENA1;B1).

    Note que ao digitar função do na célula “B1”, se você incluiu um valor na célula “A1” = 10, na célula “B1” obrigatoriamente exibirá um resultado randômico de 0 a 10 em seu interior.


Comentários
blog comments powered by Disqus