» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como reajustar aluguel

Como reajustar aluguel

Galeria
Como reajustar aluguel

Ter um imóvel alugado é uma boa fonte de renda extra. Muitos proprietários ficam em dúvida sobre como devem proceder na hora de reajustar o aluguel quando começa um novo contrato ou se renova o antigo. Aqui você aprender como fazer isso para não correr o risco de cobrar valores menores ou maiores do que o previsto. Esse artigo também serve para os inquilinos saberem se estão pagando o preço justo pelo aluguel do imóvel em que residem.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O primeiro passo é verificar o contrato do aluguel. O contrato é a garantia do compromisso de inquilinato e a partir dele que o aumento é calculado. Em caso de imóveis locados sem contrato oficial, o famoso “contrato de boca” o proprietário pode ajustar o quanto quiser no imóvel e o inquilino tem a possibilidade de querer ou não alugar o imóvel. Vale lembrar que com ou sem contrato não há como cobrar o reajustes dos meses que já foram pagos. Com o contrato o reajuste só pode começar a ser cobrado quando há um novo contrato ou renovação, se o contrato tiver vigência de doze meses, nesses doze mesmo o valor a ser pago é o valor combinado anteriormente, não há como aumentar.

  2. 2

    Olhe no contrato a cláusula que consta a data de base para calcular o reajuste. Caso não tenha essa cláusula, o reajuste será contado a partir da data em que o acordo foi assinado. Mensalmente a Fundação Getulio Vargas pesquisa e divulga os dados sobre a valorização dos imóveis, você deve ver o mês no inicio do contrato anterior e procurar pelos dados referentes aquele mês no próprio site da Fundação Getulio Vargas. Para explicar como funcione usaremos o mês de junho como exemplo.

  3. 3

    Com base na valorização do mês de junho o seu contrato irá ser ajustado com vigência para os próximos doze meses. Isso não interfere na data de vencimento do aluguel, mesmo se o contrato foi assinado no dia primeiro de junhos você pode colocar no contrato o dia do vencimento que melhor convier não precisando ser necessariamente o dia primeiro de cada mês.

  4. 4

    É proibido ajustar o valor do aluguel com base no aumento do salário mínimo. Use sempre os índices da Fundação Getulio Vargas. Com os índices em mãos você deve multiplicá-los e chegar a uma porcentagem final, que será a do reajuste. Em outras palavras, você irá multiplicar o reajuste do mês de junho pelo mês de agosto que será multiplicado pelo índice de setembro e assim por dia até chegar ao mês que você está.

Comentários
blog comments powered by Disqus