» Casa » Consertos e Reformas Domésticas » Como rebocar uma parede

Como rebocar uma parede

Galeria
Como rebocar uma parede

O reboco é o acabamento das paredes ou tectos. Consiste em revestí-las de argamassa e assim protegendo-as contra intempéries dando ao mesmo tempo um bonito aspecto a nível visual.

As paredes podem ser revestidas com argamassa vulgar, com gesso amassado com água, com argamassa hidráulica, ou cimento com areia.

Instruções
  1. 1

    O gesso altera-se com a umidade e não deve ser usado no exterior das casas, não deve ter uma exposição direta dos agentes atmosféricos.
    O revestimento de argamassa hidráulica pode ser feito diretamente nos tijolos ou sobre uma primeira camada de argamassa vulgar.
    É aconselhável o revestimento direto nos tijolos.
    O revestimento com gesso deve fazer-se sempre sobre uma camada de argamassa vulgar como base.
    A aplicação da primeira camada de argamassa chamamos esboço ou chapado e ela aplica-se na parede de alvenaria obtendo-se uma superfície grosseira, plana e áspera ao toque.
    É sobre esta superfície que se aplica uma segunda camada chamada reboco ou enchimento.

  2. 2

    Para rebocar qualquer parede deve usar-se argamassa de cal e areia, com uma porção maior de cal com o objetivo da aderência ser maior.
    Em paredes velhas quando o reboco perde a solidez e com o tempo se desagrega há um truque para saber em que condições a parede está.

    Bata com o cabo de uma colher e se o som for cavo ou oco indica que a parede já não está em condições e o revestimento deve ser deitado abaixo para mais tarde fazer um novo rebocamento mais sólido.
    A operação de descarnar a parede pela falta de solidez do reboco anterior pode deixar a parede com pequenas lascas ou alguns vazios.

    Pode cobrir somente estas imperfeições na parede com a argamassa nova e com a ajuda de uma colher de pedreiro.
    O reboco acabado deve apresentar uma superfície lisa.

  3. 3

    Quando se trata de paredes velhas onde a argamassa tem dificuldade de aderência deve-se picar a parede muito bem, varrer a parede com uma vassoura áspera, lava-la e depois de seca deve aplicar o reboco.
    Quando se pretende obter uma parede lisa com a finalidade de a pintar deve-se recorrer à cal misturada com areia branca fina.
    A cal deverá ser isenta de qualquer tipo de saliência e só se deve aplicar quando a parede estiver bem seca.

Dicas e AVISOS
  • A pintura da parede deve ser feita com uma boa tinta de interiores ou exteriores, dada a rolo ou com pulverização de modo a resistir a intempéries.
  • Deve ter cuidado com o manejamento da cal pois emana gases toxicos, deve utiliza-la de preferência em ambientes amplos e arejados ou de preferência na rua.
Comentários
blog comments powered by Disqus