» Hobby » Atividades Recreativas » Como reconhecer a diferença entre recreação, lazer e jogo

Como reconhecer a diferença entre recreação, lazer e jogo

Galeria
Como reconhecer a diferença entre recreação, lazer e jogo

O ser humano do século vinte e um vive em um meio extremamente tumultuado, e tempo é algo muito difícil nesses dias atuais.

Para tentar aliviar um pouco o estresse do dia a dia, muitas pessoas tentam buscar válvulas de escape, seja por lazer, recreação ou até mesmo jogos.

Mas afinal, qual é a diferença dessas três palavras que podem parecer muito semelhantes?

Instruções
  1. 1

    Recreação é o ato de fazer alguma atividade com o objetivo de se distrair, passar o tempo. Seu objetivo é obter um descanso mental e físico. Sendo que para se ocorrer recreação é necessário ter um contato social.

    Lazer é aquilo que as pessoas fazem para buscar uma paz interior, seja por leitura, esportes ou simplesmente ficar sem fazer nada. Tem um objetivo muito parecido com a recreação, só que não necessariamente com um contato pessoal.

    A palavra jogo é um pouco mais forte, já que seu objetivo é competir, obter o resultado da vitória, tentar mostrar quem é o melhor ou coisa do tipo.

    As três definições podem muitas vezes se confundirem. Um exemplo claro disso é o esporte mais jogado do mundo, que é o futebol.

  2. 2

    Sendo que existem pessoas que o praticam por recreação, para terem contato pessoal com diversos amigos. Já outros o praticam apenas para descansarem, ficarem “de boa”. E existem aqueles que jogam somente para obterem a vitória.

    As definições dessas três palavras é algo que depende muito da pessoa, sendo que existem as pessoas que têm necessidade social em qualquer que seja a prática.

    Já outras querem descansar do mundo contemporâneo, descarregar toda a pressão naqueles momentos.

    E também existem os seres humanos competitivos, que muitas vezes não conseguem desligar esse aspecto mesmo em finais de semana e atividades “recreativas”.

  3. 3

    É claro que se pode fazer uma definição rápida, sendo que recreação é diferente de lazer por ter que haver um contato social. E também é diferente de jogo pelo simples fato do resultado não ser tão importante.

    Já lazer é diferente de recreação por ser uma atividade que pode ser efetuada só, e é diferente de jogo por ser uma descontração e não uma competição.

    Jogo é a palavra mais incisiva, que se diferencia das duas anteriores por ser uma prática que tem como intuito a vitória.

    O ser humano precisa dos três fatores, sendo que todo mundo precisa de um contato social, esvaziar a mente. E o que falar do espírito do jogo, sendo que é por causa dele que evoluímos tanto.

    Por isso, os três aspectos são essenciais para a vida humana, sendo que existem pessoas que têm um lado mais presente que o outro.

Comentários
blog comments powered by Disqus