» Casa » Computadores » Como recuperar uma pasta excluída

Como recuperar uma pasta excluída

Galeria
Como recuperar uma pasta excluída

O armazenamento de dados, arquivos, filmes, músicas e muitas outras ferramentas da informática estão cada vez mais comuns, seja no próprio disco rígido dos computadores ou em dispositivos de armazenamento portáteis. Devido à facilidade de realizar essa operação e da grande capacidade que os periféricos possuem atualmente, salvar documentos nesses aparelhos é algo comum e prático, pois permite a organização de tudo de forma simples.
Mas, há determinadas situações em que, por acidente ou intencionalmente, excluem-se os dados e pastas contidos em um dispositivo de armazenamento (HD, pen drive, cartão de memória, etc.). O problema é quando o que foi deletado era algo importante, gerando desespero e dor de cabeça, pois raramente as pessoas fazem backups de seus arquivos importantes.
Se você está passando por uma situação semelhante ou pretende adquirir mais informações a respeito de uma solução para esse contratempo, descubra como recuperar uma pasta excluída e veja como é simples.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Baixe algum software específico para recuperar arquivos excluídos. Alguns conhecidos e bem falados são: Recuva e EaseUs Data Recovery Wizard Professional.

  2. 2

    Será utilizado, apenas como exemplo, o software Recuva. Após ter instalado o mesmo, execute-o.

  3. 3

    Nessa tela, estão dispostas as opções de arquivos para você selecionar qual em qual delas se enquadra o arquivo que você precisa recuperar. Selecione a sua preferência e clique em “Avançar”.

  4. 4

    Esse passo, você pode selecionar o local onde estava o arquivo que foi apagado acidentalmente para que o software tente recuperar. Caso você não saiba, deixe na primeira opção e clique em “Avançar”.

  5. 5

    A partir de agora, o software irá começar a fazer a varredura em seu disco para procurar o arquivo deletado. Caso você deseje uma busca mais profunda, basta ativar a opção presente nessa tela.

  6. 6

    Assim que o software terminar a varredura, ele irá apresentar uma tela, conforme a figura, onde estarão os arquivos que ele pode recuperar. Basta agora você procurar pelo arquivo desejado, assinala-lo e clicar em “Recuperar”. Note que ao lado do nome de cada arquivo há uma bolinha que varia entre 3 cores: Vermelho significa que é impossível recuperar o arquivo; Amarelo significa que é possível recuperar o arquivo, porém há riscos de vir danificado; e a cor Verde significa que é completamente seguro recuperar o arquivo, ele estará intacto.

Dicas e AVISOS
  • Se você tiver acabado de excluir algum arquivo que não deveria ter deletado, pressione a tecla “Ctrl+Z” no lugar onde estava o arquivo. Se for realmente recente a exclusão, há possibilidades de o arquivo ser restaurado com esse comando, que significa “Desfazer”.
  • Independente do software a serem utilizadas as chances de recuperar esses arquivos não é de 100%, além de ter a possibilidade do arquivo recuperado não estar “inteiro” ou intacto.
  • Nesse tutorial, será considerado que o arquivo foi excluído e já não está mais na lixeira do Windows, de forma a ser necessário a utilização de softwares que consigam ler as trilhas e seções do HD em busca dos arquivos excluídos.
Comentários
blog comments powered by Disqus