» Tecnologia » Internet » Como referenciar sites

Como referenciar sites

Galeria
Como referenciar sites

Atualmente é muito fácil se tornar um autor, fazer um blog é certamente uma das tarefas mais simples que existe, e sabemos que em toda produção escrita há o período de pesquisa sobre o assunto, mesmo quando se trata de um tema o qual dominamos pode se fazer necessário algumas pesquisas. Algo que é muito importante de ser feito é a referência das fontes utilizadas na pesquisa, mesmo quando nem mesmo se faz uma citação (que sempre deve ser pequena, o mínimo necessário para o bom entendimento do texto).
Existem diversas formas de fazer referência a um site, vou mostrar algumas das formas que mais são utilizadas atualmente na internet.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Referências diretamente no corpo do textoEste tipo de referência é feita para facilitar o acesso do leitor às informações e também para que fique simples compreender com o que determinado link está relacionado. Poderá citar um site com um link (quando o leitor clicar sobre determinada palavra será direcionado para o site citado) ou mesmo sem o link, informando apenas o endereço do site, algo como http://sitecitado.com.br/artigo-citado/, desta forma caso o leitor queira ver o site poderá digitar o endereço em seu navegador.Poderá criar o link em uma palavra qualquer de seu texto, assim mantendo a uniformidade do texto sem ter que inserir um URL no texto, isso pode ser feito com facilidade no editor de textos de seu blog, mas caso queira aprender como fazer isto manualmente segue o código HTML para se fazer um link.

  2. 2

    Referências ao final do textoTambém se pode utilizar referência a sites citados ao final de seu texto, isto normalmente é utilizado quando a referência não é algo fundamental para o bom entendimento de seu texto, assim podendo ficar após seu texto e não em seu conteúdo.As formas de referenciar são as mesmas de antes, a única diferença é em que área do texto serão colocadas as referências bibliográficas.

  3. 3

    Referenciar sites das imagens do textoSempre que utilizar imagens é importante referenciar o site onde esta imagem está, pois imagens também possuem direitos autorais. Tanto poderá fazer a referência diretamente como uma legenda na imagem como também pode optar por fazer a referência ao final do texto.Para referenciar uma imagem é importante que sempre insira o nome do criador da mesma e o link para onde esta imagem está, ou seja, estará referenciando o site onde a imagem se encontra.Caso seja uma imagem criada por você ou que esteja em domínio público poderá simplesmente fazer uso da imagem sem fazer referência alguma. O mesmo se aplica a referências a sites que também sejam seus, isto pode ser feito, porém não é necessário.

Comentários
blog comments powered by Disqus